Diretora de “Eternos”, Chloé Zhao disse que seu filme da Marvel tinha “uma quantidade ilimitada de dinheiro e recursos” e que “isso é realmente muito perigoso”. A declaração foi dada em entrevista à Vanity Fair onde a cineasta comparou sua experiência em “Eternos” – filme da Marvel com orçamento estimado em US$ 200 milhões – com seu próximo filme “Hamnet”, um drama histórico de baixo orçamento. Para Zhao, a experiência na Marvel a preparou para fazer seu novo filme “Hamnet”.
“’Eternos’ me preparou para ‘Hamnet’ porque é uma construção de mundo”, disse Zhao. “Antes disso, eu só tinha feito filmes que existiam no mundo real. Também aprendi o que fazer e o que não fazer — o que é realista e o que não é. ‘Eternos’ tinha, tipo, uma quantidade ilimitada de dinheiro e recursos. E aqui temos uma esquina que podemos pagar, para [representar a cidade de] Stratford… ‘Eternos’ não tinha muitas limitações, e isso é realmente muito perigoso. Como só temos aquela esquina [em ‘Hamnet’], de repente tudo tem significado.”
O contraste com “Hamnet” é gritante: como Zhao explica, enquanto na produção da Marvel tinha “recursos ilimitados”, em “Hamnet” a equipe apenas pode pagar por “uma esquina” para representar a cidade de Stratford. Mas, apesar das limitações, Zhao acredita que isso faz com que tudo se encaixe e tenha “significado”.
“Eternos” foi mal compreendido ou lançado na hora errada? Diretora aborda críticas ao seu filme da Marvel

Lançado em 2021 com uma alta expectativa, “Eternos” teve um lançamento conturbado. Abordando o insucesso do filme, Zhao disse à Empire anteriormente que “Eternos”, um filme que ela descreve como sendo sobre uma “crise existencial”, foi lançado no momento errado, justo quando a humanidade passava por uma “crise existencial”, segundo ela. “‘Eternos’ foi planejado para ser lançado logo após ‘Ultimato’, e não em um momento em que todos estejam passando por uma crise existencial”, disse Zhao. “O filme em si é sobre uma crise existencial, tanto para a humanidade quanto para Deus. Então, acho que definitivamente sentimos que [a reação divisiva] estava chegando.”
“Eternos” não foi bem-recebido por críticos e fãs, tornou-se um dos filmes mais controversos do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) e é visto como uma das piores produções da franquia. Muitos apontaram roteiro confuso e excesso de personagens. Outros valorizaram a ousadia visual e narrativa de Zhao.
Ela atribui as críticas do público e crítica em torno de seu trabalho na Marvel à fusão entre dois mundos opostos: seu estilo autoral e o universo da Marvel. “Entendo perfeitamente a divisão vinda da crítica e dos fãs porque quando você leva isso a extremos que são vistos como oposição — o mundo de onde eu venho e o mundo da Marvel […] e nos fundimos da maneira como fizemos, eu realmente vejo a reação como uma prova do quanto nos fundimos; do quão desconforto isso pode causar nas pessoas”, disse.
Apesar de ter arrecadado US$ 402 milhões em bilheterias, “Eternos” não é considerado um sucesso comercial. “Hamnet” será exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto antes de estrear internacionalmente em cinemas em 27 de novembro. O filme está sem previsão de estreia no Brasil.