Diretora de “Ataque dos Cães” pede desculpas por comentários no Critics Choice Awards

Por Redação Categoria Nerd
5 Min Read

A diretora de “Ataque dos Cães”, Jane Campion, se envolveu em uma polêmica após ganhar o prêmio de melhor diretora no Critics Choice Awards e elogiar as equipes dos outros filmes concorrentes.

Em seu discurso de aceitação, a cineasta elogiou as tenistas Venus e Serena Williams e a equipe por trás do filme biográfico sobre elas, “King Richard: Criando Campeãs”, e tentou oferecer um comentário relacionável sobre trabalhar como mulher em um campo dominado por homens.

No entanto, isso se tornou em uma grande polêmica.

Seus comentários foram recebidos com controvérsia nas redes sociais, já que muitos fãs das irmãs Williams consideraram o comentário desnecessário e até mesmo ignorante.

“Que honra estar na sala com vocês”, disse Campion sobre as irmãs tenistas. “Eu comecei a jogar tênis – eu realmente jogo – e Will [Smith], se você quiser vir e me dar aulas, eu realmente adoraria. Na verdade, tive que parar de jogar porque tenho cotovelo de tenista”.

“Eu também gostaria de dar meu amor aos meus companheiros… os caras. Os indicados”, continuou a diretora, se referindo aos outros diretores indicados na categoria – Paul Thomas Anderson (Licorice Pizza), Kenneth Branagh (Belfast) , Guillermo del Toro (O Beco dos Pesadelos), Steven Spielberg (Amor, Sublime Amor) e Denis Villeneuve (Duna).

Depois dessa cordialidade, Campion voltou a falar com as atletas, ironizando o fato de que ela era a única mulher concorrendo na categoria de melhor direção: “Venus e Serena, vocês são maravilhas. No entanto, vocês não jogam contra os caras, como eu tenho que fazer”.

Veja o discurso de Campion abaixo:

Campion ironizava o fato de que era a única mulher concorrendo na categoria de melhor direção de filme, enquanto se referia ao fato de que as irmãs Williams competem profissionalmente na Associação de Tênis Feminino e geralmente jogam contra atletas femininas em vez de homens.

No entanto, como o Bustle observa, as vezes, as tenistas também participaram de partidas mistas.

A reação do discurso foi explosiva, com muitos nas mídias sociais dizendo que sentiam que os comentários de Campion eram desnecessários, pois minimizam as dificuldades que elas tiveram que superar dentro e fora das quadras como mulheres – e especificamente como mulheres negras.

Depois de receber críticas generalizadas por suas brincadeiras no palco, Campion emitiu um pedido de desculpas às irmãs Williams.

“Eu não pretendia desvalorizar essas duas lendárias mulheres negras e atletas de classe mundial”, afirmou Campion em declaração ao Deadline.

“O fato é que as irmãs Williams, na verdade, enfrentaram homens na quadra (e fora), e ambas elevaram o nível e abriram portas para o que é possível para as mulheres neste mundo. A última coisa que eu gostaria de fazer é minimizar mulheres notáveis”, disse Campion. “Eu amo Serena e Vênus. Suas realizações são titânicas e inspiradoras. Serena e Venus, peço desculpas e celebro completamente vocês”.

Campion é uma aclamada cineasta, que esteve por trás de filmes como “Retrato de uma Mulher”, “Brilho de uma Paixão” e “O Piano” – este último lhe rendeu o Oscar de melhor roteiro original.

Ela é a segunda entre cinco mulheres nomeada ao Oscar de Melhor Direção da história. Este ano ela concorre novamente na categoria por seu aclamado trabalho no drama da Netflix, “Ataque dos Cães”. No início deste ano, Campion venceu o Globo de Ouro de melhor direção e filme de drama.

O filme, estrelado por Benedict Cumberbatch, segue “um fazendeiro durão que trava uma guerra de ameaças contra a nova esposa do irmão e seu filho adolescente – até que antigos segredos vêm à tona”.

A nuance e o fator de choque do final de “Ataque dos Cães” é parte do que trouxe ao filme tanta aclamação na forma de inúmeros prêmios em festivais de cinema e impressionantes 12 indicações ao Oscar.

Compartilhe