Diretor explica final de “Fratura”, filme da Netflix

Por Redação Categoria Nerd
6 Min Read

“Fratura”, novo filme da Netflix, deixou o público confuso com o seu controverso final. De acordo com o diretor, o final do filme era bem diferente no roteiro.

Cuidado! SPOILERS ABAIXO

Ray, o personagem de Sam Worthington (Avatar) teria conseguido escapar da rede de tráfico de órgãos, ou tudo foi apenas imaginação da cabeça dele para escapar do trauma? Em recente entrevista ao site Fresh Fiction, Brad Anderson, diretor do longa, explicou porque quis dar este final ambíguo e não claro ao filme.

De acordo com ele “a cena final é um foco no rosto de Ray depois de cantar uma música para sua filha no banco de trás. É uma sensação de ter alcançado o objetivo e ser um herói. ‘Eu consegui! Eu as salvei dos caras ruins do hospital’. Mas, seguimos e vemos o rosto se fechar, como se ele tivesse percebido. Não estava no roteiro. No roteiro estava, ‘Ray anda no pôr do sol com a família’. Mas, eu quis adicionar uma ambiguidade para esse personagem

Brad Anderson ao Fresh Fiction

Ele ainda falou que a pergunta final do filme é se ele vai acordar ou não do seu trauma. “Dependendo de como você interpreta, você pode dizer que é melhor ele viver na ilusão do que na realidade. Nós todos fazemos isso, de certa forma, em nossas vidas”, disse Anderson.

Mas de acordo com ele o personagem “só quer ser um bom pai. Ele quer ser o pai e marido que faz o certo. No começo do filme, ele está intimidado e para baixo. Ele não acha que consegue. Não é um terror direto. É uma tragédia com tons de terror”.

Relembre o longa com um breve resumo abaixo:

“Fratura” acompanha Ray (Worthington) que está a caminho de um jantar de Ação de Graças com seus sogros, quando faz uma parada em posto sua filha Peri (Lucy Capri) cai em uma espécie de poço. Em uma controversa cena, o personagem aparece pulando para salvar a menina e depois ele e sua esposa Joanne (Lily Rabe) levam a garota para um hospital próximo. Ao chegar no local o personagem percebe ações estranhas e suspeitas por parte dos funcionários do local, quando finalmente é atendido o Dr. Berthram acredita que ela possa ter um hematoma subdural e pede uma tomografia, porém apenas Joanne e Peri vão poder ir para a sala, o estranho enfermeiro que as acompanha as leva para alguns andares abaixo, mas tarde descobrimos que o local para tomografia é feito no terceiro andar. Um funcionário pede para que ele espere no saguão, Ray então desmaia de cansaço e acorda horas depois com um band-aid em seu ferimento no seu rosto, ao que uma senhora sentada ao seu lado, diz que a espera deixa eles loucos e diz que seu marido chegou cedo para um procedimento simples, porém ainda não havia tido alta.

Ray começa pedir informações sobre sua filha e esposa, porém os funcionários informam que não houve entrada de ninguém com este nome. O personagem invade o local, enquanto um suspeito segurança o detêm com brutalidade e uma enfermeira o dopa, Ray é então jogado em uma sala trancada, porém ele toma duas doses de adrenalina para não desmaiar e foge do local. É quando o personagem pede ajuda de dois policiais que estavam chegando no local, ao chegar no hospital, nenhum funcionário quer mostrar nada. Porém acabam convencendo de que ele estaria surtando devido a sua concussão.

Quando uma suspeita psiquiatra sugere levar Ray ao local do acidente, é encontrada uma poça de sangue muito maior do que a mostrada inicialmente, a psiquiatra tenta convence-lo de que ele teria tido um trauma e inventou toda a história, porém ao ver o cachorro que assustou sua filha, ele percebe que pode não estar errado e foge em direção ao hospital.

Ao chegar no hospital, Ray desce até o andar onde viu sua filha e esposa sendo levadas e lá encontra diversas atividades suspeitas, como uma caixa escrita “órgãos humanos”, o personagem procura em uma sala e encontra dois corpos com órgãos retirados. Ele vê sua filha em uma mesa de operação e então com uma arma pede aos médicos da cirurgia para se afastarem, o personagem pega sua mulher e filha e escapa do local.

No final aparece dois veículos da polícia chegando ao hospital, enquanto Ray se afasta do local, sua esposa diz que eles as doparam e que finalmente agora estão bem. A câmera então se aproxima do espelho em que aparece apenas o rosto de Ray, enquanto em diversos flashbacks sugere que tudo possa ter sido invenção da cabeça do personagem para camuflar seu trauma. Após o fim das imagens é mostrado o personagem com sua esposa que diz que é hora de voltarem para casa.

No final Ray aparece no carro, aparentemente sozinho, assim como no início do filme.

Veja também:

Compartilhe