Depois de “Thor 4” e “Lightyear”, Malásia pode proibir mais filmes com elementos LGBTQ+

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

O governo da Malásia proibiu a exibição de “Thor: Amor & Trovão” e “Lightyear” nos cinemas do país devido a elementos LGBTQ+, confirmou um político malaseano, informou a Variety.

O Ministério das Comunicações da Malásia pretende censurar e/ou proibir mais filmes que o Conselho de Censura de Filmes (LPF) não “aprove”.

O vice-ministro de comunicações malaseano, Zahidi Zainul Abidin, disse ainda que o governo da Malásia pretende reduzir a Cultura LGBTQ+.

Ele reclamou que censurar filmes se tornou difícil, pois supostamente há muitas produções com elementos LGBTQ+ tão sutis que passariam despercebidos pelos censores do país malaseano.

Buzz Lightyear em cena do filme animado “Lightyear”, spin-off da franquia “Toy Story”. Foto: Walt Disney

Abidin disse: “Recentemente, houve um filme que não passou na censura, que é o novo filme do ‘Thor’. [O filme] tocou em LGBT, mas vemos agora que há muitos filmes com elementos LGBT que escapam da censura”.

O malaseano disse que o governo e o departamento religioso (formalmente conhecido como Departamento de Assuntos Islâmicos ou JAKIM) estão comprometidos em reduzir a Cultura LGBTQ+ no país.

No entanto, Abidin reconheceu que seus poderes são limitados a censurar exibição de filmes nos cinemas e na TV aberta, deixando a salvo os serviços de streaming. “Serviços OTT como Netflix não são como serviços públicos de transmissão ou instituições privadas no país que se enquadram nas leis existentes envolvendo licenciamento e censura no país”, disse ele.

Ele culpou os países estrangeiros pelo que ele acredita ser um problema. “Estou frustrado porque o mundo exterior foi quem promoveu LGBT”, ele continuou reclamando frustradamente.

A Malásia tem leis para a tolerância racial e religiosa dos três grupos étnicos majoritários de sua população. Mas o país dominado pelos muçulmanos não mostra tolerância para a homossexualidade masculina ou feminina.

Embora “Thor: Amor & Trovão” não seja um filme LGBTQ+ em si, o longa provavelmente foi censurado devido a uma cena em que a personagem fictícia Valquirea (Tessa Thompson) beija a mão de outra garota.

“Lightyear”, por sua vez, teve um beijo entre dois personagens fictícios de desenho animado – Alisha Hawthorne e Kiko.

O filme de animação da Pixar foi proibido principalmente em países árabes, incluindo Bahrein, Egito, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Palestina, Catar, Arábia Saudita, Síria e Emirados Árabes Unidos.

Compartilhe