Dave Filoni, responsável por várias produções Star Wars, está ascendendo a uma nova posição na Lucasfilm, assumindo o papel de diretor criativo. Uma mudança monumental para Filoni, que há quase duas décadas começou sua jornada ao lado do próprio George Lucas no spin-off animado “Clone Wars”.
“Agora sou o que chamamos de diretor de criação da Lucasfilm”, diz Filoni à Vanity Fair. “No passado, em muitos projetos em que eu participava, eu via isso depois de já ter se desenvolvido bastante. Nesta nova função, estamos abertos basicamente a tudo o que está acontecendo. Quando planejamos o futuro do que estamos fazendo agora, estou envolvido na fase inicial.”
Essa promoção o coloca no epicentro do futuro narrativo de Star Wars. Agora, ele trabalhará em estreita colaboração com a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, e com a produtora Carrie Beck, moldando e conduzindo a próxima geração de programas e filmes da saga.

Filoni não é um estranho no mundo de Star Wars, no qual trabalha em função tripla de produtor, escritor e diretor. Seu legado inclui a criação e o desenvolvimento de personagens como Ahsoka Tano, suas incursões pela animação e, mais recentemente, sua imersão em live-action com “The Mandalorian” e “O Livro de Boba Fett”. Em seu novo papel, ele está presente desde o primeiro esboço, contribuindo para moldar o destino das galáxias muito antes de qualquer cena ser filmada.
Trabalhando diretamente com George Lucas em 2005 para dar vida a “The Clone Wars”, Filoni cresceu junto com o estúdio, expandindo seu domínio sobre o universo de Star Wars com cada nova aventura. Seus créditos incluem desde a série “Rebels” até o recente lançamento, “The Bad Batch”.
Como Filoni pretende conduzir as produções de Star Wars
Mas o que isso significa para os futuros escritores, diretores e produtores que estarão sob sua orientação? Filoni diz não estar interessado em ditar regras; ele vê seu papel como o de um guardião, um guia que ajuda os criativos a contar suas próprias histórias da melhor maneira possível. Ele se vê como parte de um “Conselho Jedi”, não impondo, mas orientando.
“Não estou dizendo às pessoas o que fazer”, diz Filoni. “Mas sinto que estou tentando ajudá-los a contar a melhor história que desejam contar. Preciso ajudar toda a galáxia aqui, quase como parte de um Conselho Jedi.”
Ele descreveu suas responsabilidades como compreender a intenção dos cineastas e ser um recurso para eles, com base em sua orientação do próprio Lucas e nos anos que passou dirigindo “The Clone Wars”, “Rebels” e “Ahsoka”. “Literalmente, já contei horas de narrativa de Star Wars”, disse ele, antes de fazer uma pausa para repensar sua ideia: “Veja… eu até expressei isso como Yoda.”
Novos projetos Star Wars
Há muitos novos projetos de Star Wars em andamento. Uma série de produções foram anunciadas na última convenção de fãs Star Wars Celebration.
Dentre os muitos projetos futuros de Star Wars está um longa-metragem de Filoni que ajudaria a preencher a lacuna de décadas entre “O Retorno de Jedi” e “O Despertar da Força” (um espaço que “The Mandalorian”, “O Livro de Boba Fett” e “Ahsoka” já estão a fazer).
Filoni disse à Vanity Fair que continuará desenvolvendo seu filme, bem como explorando uma possível segunda temporada de “Ahsoka”, enquanto atua em seu novo cargo. “Para realmente ajudar os cineastas, foi muito importante para mim vivenciar isso em primeira mão”, diz ele. “Também posso dar uma perspectiva sobre os desafios que contar essas histórias apresentará. Eu me sinto mais capaz de realmente ser útil do que apenas dizer: ‘Bem, os Jedi são assim, e os Sith são assim’”.