Há 42 anos atrás “Star Wars: Holiday Special” era lançado e se tornaria em um tipo de lenda por ter sido notoriamente ruim. Diferentemente do primeiro filme Star Wars lançado no ano anterior, o evento televisivo foi tão insultado que George Lucas mais tarde desejaria poder reunir e destruir todas as cópias existentes do especial de fim de ano.
E então, 42 anos depois, de alguma forma a Disney está resgatando o especial, e dessa vez para uma aventura baseada em LEGO. Embora tenha levando quatro décadas, esse legado de vergonha está sendo retificado por “LEGO Star Wars: Especial de Festas”, cujo as críticas são bastante positivas.

“Finalmente, aqui está um especial de feriado que os fãs de Star Wars irão desfrutar em um nível que não é puramente irônico”, diz um trecho da crítica da Empire. “O novo e melhorado especial de festas remixa a linha do tempo de Star Wars com muitas piadas legais, e a Força é divertida com este”.
O AvClub diz que “o ridículo do especial natalino original continua vivo na estupidez da mecânica do LEGO, o que torna a nova narrativa do Dia da Vida ainda mais divertida. ‘LEGO Star Wars: Especial de Festas’ amplia essa cafonice da melhor maneira possível, levando o mal com o bom, em uma canção charmosa ao especial de televisão de 1978”.
Em sua revisão, a CNN diz que a animação “faz um tour nostálgico pela história de ‘Star Wars'”, afirmando também que a aventura em LEGO “sabe exatamente o que está fazendo”, especialmente pelo motivo de usar o mesmo título do infame especial predecessor.
O especial acontece após os eventos de “A Ascensão Skywalker”, bem no meio das celebrações do Dia da Vida, e encontra Rey partindo em uma nova aventura com BB-8 para descobrir mais sobre a Força. Em um misterioso Templo Jedi, ela descobre um dispositivo que lhe permite viajar pelo tempo, e com isso ela é capaz de revisitar alguns dos maiores momentos da franquia.

“Muitas risadas e cruzamentos selvagens e impossíveis vêm dela voando freneticamente no tempo”, afirma crítica do /Film, mencionando alguns dos momentos do especial: “Darth Vader se encontra durante o ataque do Império a Hoth, por exemplo. E o velho e o jovem Han Solo dão a Greedo o que está vindo para ele. Há também uma grande batalha de sabres de luz a bordo dos corredores de pods de Anakin Skywalker e Sebulba, que também percorrem vários pontos no tempo, arrastando mais e mais personagens de Star Wars com eles até que haja uma enorme reunião de heróis e vilões que começam a lutar uns contra os outros no meio da herdade Lars em Tatooine, para a surpresa de um jovem Luke Skywalker bebendo uma pequena caixa de leite azul. Até a metade superior de Darth Maul entra em ação”.
“Existem algumas diferenças enormes entre esta versão e a versão de 1978″, observa crítica do Uproxx. “A primeira é que desta vez muito poucos membros do elenco real voltaram a dar voz aos seus personagens. A segunda é que esta versão é realmente assistível”.
No Brasil, “LEGO Star Wars: Especial de Festas” estreia 4 de dezembro no Disney+, onde estarão todos os episódios de toda a franquia Star Wars, com exceção do especial natalino de 1978 e umas animações LEGO.