“The Society” apresenta um mundo fictício onde os adultos desapareceram e agora só existem adolescentes, mas isso tudo não durou muito, já que os adultos da Netflix cancelaram a série após uma única temporada – embora uma segunda temporada já estivesse encomendada pela plataforma.
Falando sobre o cancelamento com a Variety, o criador da série, Christopher Keyser, disse que a próxima temporada teria como tema central “a maneira como tratamos uns aos outros e a maneira como criamos sistemas de castas e uma classe inferior”, bem como um conflito entre os adolescentes de New Ham com a criação de uma nova sociedade em local descoberto no final da primeira temporada.

No final da primeira temporada, quando a cidade ficou sem comida e suprimentos, um grupo de exploradores encontrou terras cultiváveis e animais vagando em um campo aberto. Keyser disse que a segunda temporada teria girado em torno do “estabelecimento do que chamamos de ‘posto avançado’ e o eventual conflito entre o posto avançado e a cidade pelo controle”.
“Isso levantou muitas questões importantes sobre a maneira como tratamos uns aos outros e a maneira como criamos sistemas de castas e uma classe inferior”, ele completa. “Teve grandes implicações políticas, mas também muitos novos relacionamentos – e também resolveu questões sobre quem estava no poder e quem não estava”.
Os maiores mistérios da ficção adolescente também teriam sido abordados ao longo da temporada cancelada, Keyser disse: “Passamos muito tempo conversando sobre as razões pelas quais os filhos de West Ham se tornaram filhos de New Ham. Qual foi a causa disso, como eles poderiam voltar para casa”.
Keyser conta que imaginou “The Society” tendo cinco temporadas, mesmo ciente de que cada vez mais as séries da Netflix não duram tantas temporadas – desde que a empresa reajustou seus orçamentos, resultando em um número crescente de cancelamentos e encerramento de programas.
“Qualquer pessoa que esteja na Netflix sabe que as chances de cinco temporadas estão diminuindo, a menos que você tenha classificações de um certo tipo. E certamente não tínhamos classificações de ‘Stranger Things’, então não esperava que existiríamos por tanto tempo”, disse ele. “Mas mais de uma temporada com certeza”.
Ao contrário dos fãs de “The Society”, Keyser não tem raiva da Netflix, muito pelo contrário, ele chama a plataforma de “bons parceiros criativos para o programa” e que “adorei fazer isso [a série] lá”; A Netflix disse que cancelou a série, juntamente com a excelente “I Am Not Okay With This”, por conta de problemas relacionados à pandemia em andamento.
“Isso é extremamente perturbador”, acrescentou. “Mas seria para qualquer um. Não temos escolha a não ser, como tantas pessoas fazem neste período, lidar com as perdas que esta pandemia causou. Acho que somos como todos aqueles pequenos negócios e restaurantes que fecharam e não vão reabrir. Nosso pessoal está desempregado, mas isso é a verdade em todo o país”.
Keyser finaliza dizendo que está “triste” pelo cancelamento, mas está mais ainda triste e preocupado com por conta da pandemia: “Devo dizer que estou triste por perder isso. Mas estou mais triste porque o país não conseguiu descobrir uma maneira de lidar com a pandemia por meio da ciência, liderança, lógica e um senso de responsabilidade compartilhada”.