Como o final de “The Office” quase incluiu uma referência ao filme “Matrix” e por que cortou

Por Redação Categoria Nerd
6 Min Read

“The Office” quase terminou com uma das melhores piadas de todo o seriado. Originalmente, o episódio final da série teria mostrado Jim brincando com Dwight fazendo-o acreditar que ele estava vivendo em uma Matrix, assim como Neo no épico de ficção científica, uma cena que acabou sendo cortada por que o episódio já estava muito longo.

Ao longo das nove temporadas de “The Office”, um dos pontos mais recorrentes de toda a série foram as peças que Jim (John Krasinski) pregava em Dwight (Rainn Wilson). De fato, houve muitas cenas excelentes ao longo dos anos, mas o que parece ser uma das melhores peças que Jim já pregou em Dwight nunca foi ao ar.

A elaborada brincadeira envolvia até treina um gato preto para recriar o famoso momento de “déjà vu” mostrado no filme; Para tornar a pegadinha crível, Jim contou com a ajuda de Pam, e juntos treinaram o gato para passar pela porta duas vezes, assim como acontece em uma cena do filme. E além disso, a brincadeira contava com a ajuda de Hank (Hugh Dane), o segurança da empresa de papéis, que fingiu ser o irmão de Morfeus, Dorpheus.

Esta cena teria marcado a última brincadeira de Jim com Dwight antes do final da série, e Jim chega a conseguir convencê-lo de que ele estava preso na Matrix (não o filme, mas sim a Matrix fictícia que existe no enredo do filme), e aparentemente de que ele era o escolhido e que precisaria sair da Matrix para salvar o resto da humanidade.

Aparecem pessoas como o agente Smith por perto além do gato passando duas vezes pela porta, simulando um déja vu. Assim como Neo no filme, Dwight recebe a correspondência de um telefone celular com a ligação de Dorpheus o chamando para uma reunião secreta no galpão. Bem, não que Dwight esteja imediatamente caindo nessa. “Mas Matrix não é real”, ele diz antes de refletir sobre a franquia de ficção científica das irmãs Wachowski. “É uma trilogia de filmes perfeitos e transformadores, e um jogo online”.

Mas, felizmente, foi muito bem elaborada, e com Hank pronto para vestir um casaco de couro e oferecer a Dwight sua escolha de pílulas fingindo ser Dorpheus, o irmão, até então desconhecido, de Morfeus. Qual pílula Dwight escolherá? E do que, exatamente, elas são feitos? Hank só tem uma dúvida: “Se a pílula azul não for segura para engolir, alguém deveria nos dizer agora!” Por que para a surpresa de todos os envolvidos Dwight decide ficar preso na Matrix para sempre.

Esta cena, que teria sido originalmente exibida na abertura do episódio final do seriado, só foi revelada em 1º de janeiro de 2021 quando “The Office”, da NBC, deixou o catálogo da Netflix dos EUA para ficar disponível exclusivamente no Peacock, o serviço de streaming da NBCUniversal. Então, para deixar todo mundo animado com a mudança, o Peacock revelou a cena nunca antes vista.

Então, por que essa cena foi cortada?

O editor da série, David Rogers, foi quem revelou a existência dessa cena, enquanto falava sobre sua experiência de trabalhar em “The Office” durante um episódio do programa Bios, onde revelou alguns dos detalhes. De acordo com Rogers, a cena em que Jim faz Dwight de alguma forma pensar que estava na Matrix seria exibida no início do último episódio da série.

“O final veio muito, muito longo”, ele disse na época. “Houve uma abertura fria que é a brincadeira definitiva, onde Jim brinca com Dwight e ele faz a brincadeira definitiva: ele faz Dwight pensar que está em Matrix. E as pessoas nos perguntaram, tipo, ‘Ah, você sabe, você ficou sem… você sabe, era muito longo, vocês não filmaram, não está no episódio, você não colocou nas cenas deletadas’. Nós filmamos, e eu tive que cortar”.

Por alguma razão, essa brincadeira épica de “Matrix”, que claramente é uma das melhores partes do segmento Jim vs Dwight da série, não foi incluída nem mesmo nos conteúdos bônus de DVD e Blu-Ray. Mesmo que alguns possam argumentar que essa cena não tenha ido ao ar pois o final da série já tinha muito a fazer em menos de uma hora, ainda assim, muitos poderiam pensar que esta cena já deveria ter aparecido em algum lugar, como aconteceu agora.

Na época, Doug Rogers explicou que esperava e queria que o público visse essa cena, mas realmente não está em suas mãos. “Isso é tudo com [o criador] Greg Daniels”, disse o editor. “Mas, uh, talvez no aniversário de 10 anos, no aniversário de 20 anos da série? Veremos”. Sim, aconteceu, e nós finalmente vimos isso em 2021.

Compartilhe