“Cidadão Kane”, considerado por muitos como um dos melhores filmes já feitos, perdeu sua prestigiosa avaliação de 100% de aprovação no Rotten Tomatoes depois que o agregador de críticas descobriu e indexou uma crítica negativa de 80 anos atrás sobre o filme. Estrelado e dirigido por Orson Welles e escrito por ele e Herman J. Mankiewicz, o longa lançado em 1941 foi amplamente aclamado pela crítica e permaneceu desde então como uma peça central do cânone cinematográfico.
O clássico, sobre a história da ascensão e queda do magnata editorial Charles Foster Kane, há muito tempo tinha uma pontuação perfeita no site de filmes Rotten Tomatoes, quer dizer, até agora.
A pontuação de 100% de aprovação da crítica de “Cidadão Kane” foi embora quando um artigo de décadas atrás do Chicago Tribune foi recentemente redescoberto como parte de um novo projeto de arquivos do Rotten Tomatoes. A avaliação curiosamente intitulada “’Cidadão Kane’ não consegue impressionar os críticos como o melhor já filmado” detonava o filme e agora conseguiu baixar a nota geral do longa para ainda impressionantes 99%.

“Você já ouviu falar muito sobre essa imagem e vejo pelos anúncios que alguns especialistas acham que é ‘o melhor filme já feito’”, escreveu a crítica, cuja assinatura pseudônima era Mae Tinee. “Eu não”. Ela ainda acrescentava: “É interessante. É diferente. Na verdade, é bizarro o suficiente para se tornar uma peça de museu. Mas seu sacrifício da simplicidade à excentricidade rouba a distinção e o entretenimento geral”.
O longa em preto e branco (geralmente elogiado por seu toque atmosférico e noir), foi criticado como sendo “sombrio e assustador” pela avaliadora, que ainda disse que o filme “dá arrepios”, explicando que “sempre desejava que eles deixassem entrar um pouco de sol”. Embora admirasse Welles como ator, ela porém, chamou ele de um “artista zeloso e eficaz”.
Com a inclusão da avaliação negativa de “Cidadão Kane”, o filme agora é classificado com ainda impressionantes 99% de aprovação no Tomatômetro do Rotten Tomatoes, o que significa que, de acordo com as avaliações, existem agora 63 filmes com ao menos 40 resenhas que são mais universalmente admirados pela crítica do que “Cidadão Kane”.
A lista de longas com 100% de aprovação inclui clássicos previsíveis como “Cantando na Chuva” e alguns filmes recentes menos previsíveis (embora sejam ótimos) como os dois primeiros “Toy Story” e “Paddington 2”.
Com a notícia de que “Paddington 2” alcançou o primeiro lugar do Rotten Tomatoes, a franquia Paddington acessou as mídias sociais para deixar o ursinho marrom transmitir suas ideias sobre o feito. Em um curto e doce tweet, que capturou perfeitamente o caráter de Paddington, o amado urso mostrou sua preocupação com a derrota de Cidadão Kane e sua confusão geral sobre todo o acontecido. “Espero que o Sr. Kane não fique muito chateado quando souber que o peguei com tomates podres”, diz a publicação.
O próprio Paul King, o diretor e roteirista por trás de “Paddington 2”, ponderou sobre o assunto, agindo como se já não soubesse o que estava fazendo quando dirigiu aquele clássico infantil.
“É extremamente adorável estar em qualquer lista que inclua ‘Cidadão Kane’, mas é obviamente uma lista bastante excêntrica que vai de ‘Cidadão Kane’ a ‘Paddington 2’, então tentarei não levar isso muito a sério”, disse ele ao THR. “Não vou deixar isso subir muito à minha cabeça e construir imediatamente o meu Xanadu. Mas eu tenho inventado um modelo para o caso”.
A crítica negativa de “Cidadão Kane” é fora da curva, na época de seu lançamento o filme foi amplamente aclamado, com críticas universalmente brilhantes dizendo coisas como que o longa foi “um triunfo”, “um jogo de poder de brilho surpreendente” e “um dos filmes mais impressionantes já feitos”. De fato, conforme observa publicação do ScreenRant, o longa apresentou uma série de performances excelentes e um roteiro atraente, embora tematicamente familiar. Seu impacto mais revolucionário veio de aspectos técnicos da escrita e da produção, incluindo seu trabalho de câmera experimental, assim como a estrutura narrativa atípica.
Realmente pode parecer insignificante discutir a pontuação de um filme tão antigo e tão respeitado como “Cidadão Kane”, mas é interessante ver alguma divergência em relação ao elogio usual, mesmo que essa avalição tenha sido feita há 80 anos atrás. De qualquer forma, a queda da pontuação de “Cidadão Kane” para 99% de aprovação no Rotten Tomatoes certamente não tem influência no legado duradouro do filme.
Então, não é perfeito, é quase perfeito, certo?