Chrome OS agora pode rodar aplicativos do Windows

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

Chrome OS está ficando ainda melhor! O Google está trazendo os aplicativos do Windows para o Chrome OS através de uma parceria com a Parallels, que criou uma versão do Windows 10 que pode ser carregada dentro do sistema operacional por trás dos Chromebooks.

Por enquanto os aplicativos de Windows podem ser abertos apenas do ambiente virtual do Windows 10 dentro do seu Chromebook, mas em versões futuras do software, o Google e a Parallels planejam permitir que os proprietários de Chromebook possam carregar os aplicativos de forma individual.

O Parallels e a Google trabalharam em conjunto para para ativar recursos como área de transferência compartilhada, perfis de usuário compartilhados e pastas personalizadas, o que na prática permite compartilhar arquivos entre a instância do Windows e o Chrome OS e até mesmo permitir que links da web no Windows abram direto no navegador Chrome, no sistema operacional real.

Essa solução para rodar aplicativos do Windows dentro do Chrome OS tinha sido anunciada pela primeira vez em junho, e foi projetada para empresas, o que significa que apenas clientes corporativos poderão comprar o aplicativo por US$ 69,99 (ou 399,38 reais) por usuário – lembre-se de que a Microsoft cobra pelo seu sistema operacional.

O Parallels Desktop para Chromebook Enterprise lançará uma cópia completa do Windows, permitindo que o sistema operacional da Microsoft fique lado a lado com o Chrome OS e aplicativos para Android – além disso os usuários poderão executar os aplicativos até mesmo offline; O The Verge observa que o Chrome OS até redireciona certos tipos de arquivo do Windows diretamente para a instância do Parallels para facilitar a inicialização de arquivos usualmente usados nesse sistema operacional.

As impressoras instaladas no seu Chrome OS também estarão disponíveis no Windows, mas webcams, microfones e quaisquer outros dispositivos USB ainda não serão compatíveis com o Windows, um suporte que será incluído em versões futuras do software.

Juntamente com a adição do Parallels, o Google recentemente fez algumas melhorias na maneira como você usa o Chrome OS, incluindo o recurso Virtual Desks atualizado para facilitar o arrastamento de aplicativos e janelas individuais para desktops virtuais entre os quais você pode alternar – projetado até mesmo para suportar a exibição em tela divida.

Projetado pela Google, o Chrome OS é um sistema operacional baseado em Gentoo Linux e derivado do software livre Chromium OS, que usa o navegador Google Chrome como sua interface de usuário principal e foi projetado especificamente para rodar aplicativos baseados na Web para que as pessoas possam realizar todas as suas tarefas através da internet; O Chrome OS é tão enxuto que o tempo de inicialização é de cerca de sete segundos.

Compartilhe