Chadwick Boseman, interprete do Pantera Negra, morreu aos 43 anos de vida

Por Redação Categoria Nerd
12 Min Read

Chadwick Boseman, o ator que deu vida ao Pantera Negra, morreu depois de 43 anos de vida nesta sexta-feira (28), confirmaram seus representantes através de um comunicado publicado nos perfis oficiais do ator nas redes sociais.

“É com uma dor incomensurável que confirmamos a morte de Chadwick Boseman”, diz o comunicado, que explica que ele teve uma longa batalha contra o câncer de cólon desde 2016. Boseman não tinha falado sobre sua luta contra o câncer, e sua morte foi um choque para muitos.

De acordo com o comunicado, Boseman participou de vários filmes enquanto passava por “inúmeras” cirurgias e quimioterapias. “Um verdadeiro lutador, Chadwick perseverou nisso, trazendo a você muitos dos filmes que você passou a amar”, pode-se ler na declaração.

Embora ele tenha desempenhado uma ampla variedade de papéis notáveis, Boseman iniciou sua carreira de ator há apenas 12 anos atrás; neste curto período desempenhou papéis importantes, incluindo o de um dos maiores jogadores de beisebol de todos os tempos, um famoso cantor de R&B, um futuro juiz da Suprema Corte dos EUA, bem como o rei de Wakanda, também conhecido como Pantera Negra.

Ele interpretou Jackie Robinson em “42: A História de uma Lenda”, em 2013; James Brown na cinebiografia de 2014 intitulada com o nome do cantor; Thurgood Marshall em “Marshall”, em 2017; antes de ingressar no Universo Cinematográfico da Marvel como o Pantera Negra, aparecendo no filme solo do super-herói, bem como em “Capitão América: Guerra Civil”, “Vingadores: Guerra Infinita” e “Vingadores: Ultimato”.

Comunicado e reações

A tradução do comunicado publicado pelos representantes de Boseman pode ser lido abaixo:

“É com imenso pesar que nós confirmamos a morte de Chadwick Boseman”, inicia a declaração. “Chadwick foi diagnosticado com câncer de cólon em terceiro estágio em 2016, e lutou contra isso nos últimos 4 anos enquanto progredia para o estágio quatro. Um verdadeiro lutador, Chadwick perseverou em tudo e trouxe para você muitos dos filmes que você tanto ama. De ‘Marshall’ a ‘Destacamento Blood’, ‘Ma Rainey’s Black Bottom’, de August Wilson, e vários outros, todos foram filmados durante e entre inúmeras cirurgias e quimioterapia. Foi uma honra para a carreira dele dar vida ao Rei T’Challa em ‘Pantera Negra’. Ele morreu em sua casa, com sua esposa e família ao seu lado. A família agradece pelo amor e pelas orações e pede que vocês continuem a respeitar a privacidade deles durante esse momento difícil”.

Chris Evans

Chris Evans, que co-estrelou com Boseman os filmes da Marvel, acessou seu Twitter para publicar uma mensagem de despedida: “Eu estou absolutamente arrasado. Isso está além de partir o coração. Chadwick era especial. Um verdadeiro original. Ele era um artista profundamente comprometido e constantemente curioso. Ele ainda tinha muito trabalho incrível para criar. Sou infinitamente grato por nossa amizade. Descanse no poder, rei”.

Brie Larson

Brie Larson, interprete da Capitã Marvel e que também co-estrelou filmes da Marvel com Boseman, escreveu um texto pessoal relembrando o ator e se despedindo dele.

“Chadwick era alguém que irradiava poder e paz. Que representava muito mais do que ele mesmo. Que dedicou seu tempo para ver realmente como você estava e deu palavras de encorajamento quando você se sentia inseguro. Estou honrada por ter as memórias que tenho. As conversas, as risadas. Meu coração está com você e sua família. Você fará falta e nunca será esquecido. Descanse no poder e em paz meu amigo”.

Robert Iger, da Disney

Bob Iger, presidente do conselho da Disney e ex-CEO da empresa controladora da Marvel, acessou seu Twitter para publicar uma elaborada declaração lamentando a morte de Boseman, bem como “tudo o que estava destinado a se tornar”, enquanto relembra brevemente a carreira de Boseman.

“Estamos todos com o coração partido pela trágica perda de Chadwick Boseman – um talento extraordinário e uma das almas mais gentis e generosas que já conheci. Ele trouxe enorme força, dignidade e profundidade para seu papel inovador de Pantera Negra; destruindo mitos e estereótipos, tornando-se um herói tão esperado para milhões ao redor do mundo e inspirando todos nós a sonhar mais alto e exigir mais do que o status-quo. Lamentamos que ele tenha ido, assim como tudo o que estava destinado a se tornar”, continua ele.

“Para seus amigos e milhões de fãs, sua ausência da tela é apenas eclipsada por sua ausência de nossas vidas. Todos nós da Disney enviamos nossas orações e sinceras condolências à família dele”, ele termina.

Mark Ruffalo

Mark Ruffalo, interprete do Hulk nos filmes da Marvel, também acessou seu Twitter para compartilhar uma mensagem: “Tudo o que tenho a dizer é que as tragédias acumuladas este ano só se tornaram mais profundas com a perda de Chadwick Boseman. Que homem e que talento imenso. Irmão, você foi um dos grandes de todos os tempos e sua grandeza estava apenas começando… Descanse no poder, rei”.

Sterling K. Brown

Sterling K. Brown, que estrelou ao lado de Boseman em “Pantera Negra”, acessou seu Twitter para compartilhar esta mensagem: “Eu não tenho palavras. Descanse em paz, Bruh. Obrigado por tudo que você fez enquanto esteve aqui. Obrigado por ser um amigo. Você é amado. Sentiremos a tua falta”.

Viola Davis

Viola Davis, que co-estrela com Boseman em seu próximo filme “Ma Rainey’s Black Bottom”, escreveu: “Chadwick… sem palavras para expressar minha devastação por ter perdido você. Seu talento, seu espírito, seu coração, sua autenticidade…….. Foi uma honra trabalhar ao seu lado, conhecê-lo…. Descanse bem príncipe… Que voos de anjos te cantem ao teu céu descansar. Eu te amo!”

Angela Bassett

Angela Bassett, que interpretou a mãe do personagem de Boseman em “Pantera Negra”, postou uma mensagem se despedindo dele e agradecendo pelos momentos e por tudo que ele fez em vida: “Era para Chadwick e eu estarmos conectados, para sermos uma família. Mas o que muitos não sabem é que nossa história começou muito antes de sua virada histórica como Pantera Negra. Durante a festa de estreia de ‘Pantera Negra’, Chadwick me lembrou de algo. Ele sussurrou que, quando recebi meu diploma honorário da Howard University, sua alma-irmã, ele era o aluno designado para me acompanhar naquele dia. E lá estávamos nós, anos depois como amigos e colegas, curtindo a noite mais gloriosa de todas! Havíamos passado semanas nos preparando, trabalhando, sentando um ao lado do outro todas as manhãs em cadeiras de maquiagem, nos preparando para o dia juntos como mãe e filho. Estou honrada por termos gostado dessa experiência de círculo completo. A dedicação desse jovem era inspiradora, seu sorriso contagiante, seu talento irreal. Portanto, presto homenagem a um belo espírito, um artista consumado, um irmão com alma. ‘Não estás morto, mas voaste para longe…’. Tudo que você possuía, Chadwick, você deu livremente. Descanse agora, doce príncipe”.

Halle Berry

Halle Berry também publicou uma declaração em homenagem a Boseman, bem como um alerta para que as pessoas valorizarem o tempo que tem com outros pois nunca se sabe a luta que essas pessoas estão passando em suas vidas: “Aqui está um homem incrível com talento incomensurável, que se inclinou para a vida independentemente de suas batalhas pessoais. Você nunca sabe realmente o que as pessoas ao seu redor podem estar passando – trate-as com gentileza e valorize cada minuto que passam juntos”.

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas também usou seu perfil no Twitter para compartilhar um comunicado lamentando a morte do ator: “Uma perda incomensurável. De ‘Pantera Negra’ a ‘Destacamento Blood’, Chadwick Boseman trouxe força e luz para a tela, todas as vezes”.

Marvel Studios

O Marvel Studios também fez um comunicado público lamentando a morte de Boseman: “Nossos corações estão partidos e nossos pensamentos estão com a família de Chadwick Boseman”, diz o comunicado da empresa. “Seu legado viverá para sempre. Descanse em paz”.

MLB

A MLB, a liga de baseball dos EUA, publicou um comunicado que diz: “Estamos arrasados ​​com a trágica perda de Chadwick Boseman. Sua performance transcendente em ’42: A História de uma Lenda’ resistirá ao teste do tempo e servirá como um poderoso veículo para contar a história de Jackie para o público nas próximas gerações”.

Joe Biden

Joe Biden, o candidato à presidência dos EUA, também se manifestou, escrevendo no seu Twitter: “O verdadeiro poder de Chadwick Boseman era maior do que qualquer coisa que vimos na tela. De Pantera Negra a Jackie Robinson, ele inspirou gerações e mostrou que eles podem ser o que quiserem, até mesmo super-heróis”.

Kamala Harris

Kamala Harris, senadora e candidata ao cargo de vice-presidente dos EUA ao lado de Biden, também compartilhou uma mensagem: “Coração partido. Meu amigo e parceiro Bison Chadwick Boseman era brilhante, gentil, culto e humilde. Ele foi embora cedo demais, mas sua vida fez diferença. Envio minhas condolências a sua família”.

Compartilhe