ByteDance considera vender o TikTok sem algoritmo, diz jornal

A venda seria sem o algoritmo que impulsiona as recomendações de vídeos para os usuários do TikTok, disseram fontes da controladora do app ao The Information.

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read
Resumo
  • ByteDance explora vender o TikTok sem o algoritmo, segundo fontes.
  • O movimento ocorre em meio à pressão do governo dos EUA forçando a separação do TikTok da ByteDance dentre nove a 12 meses.
  • Embora planeje contestar o banimento, a ByteDance pondera os piores cenários caso perca o processo.
  • A ByteDance prefere encerrar o TikTok nos EUA a vendê-lo com o algoritmo, pois os algoritmos são essenciais para suas operações gerais.

A ByteDance está explorando internamente cenários para vender uma participação majoritária nos negócios do TikTok nos EUA, de preferência para empresas fora do setor de tecnologia, disseram fontes internas ao The Information. Mas tem um detalhe intrigante: a venda seria sem o algoritmo que recomenda vídeos aos usuários do TikTok.

Essa movimentação ocorre em meio à pressão do governo dos EUA sobre a ByteDance para que a corporação se separe do TikTok dentro de um prazo de nove a 12 meses ou enfrente um banimento no país. O TikTok está planejando lutar contra essa legislação nos tribunais, argumentando que ela viola os direitos de liberdade de expressão garantidos pela Primeira Emenda. Ponderando para o cenário da ByteDance perder o processo, os funcionários têm traçado cenários para o potencial desinvestimento do TikTok.

A empresa disse em um comunicado publicado na Toutiao (uma plataforma de mídia de sua propriedade) que não tinha planos de vender o TikTok, em resposta ao artigo do The Information.

Sede do TikTok nos EUA. Foto: CNN

Embora a ByteDance tenha negado planos de venda do TikTok, os bastidores revelam que estão explorando todas as possibilidades, inclusive a venda sem o algoritmo. Por quê? Porque, segundo fontes próximas, os algoritmos são cruciais para as operações da ByteDance como um todo, tornando a venda do TikTok com algoritmo uma opção pouco provável.

O TikTok é responsável por uma pequena parcela das receitas totais e dos usuários ativos diários da ByteDance, então a controladora prefere que o aplicativo seja encerrado nos EUA, na pior das hipóteses, do que vendê-lo a um potencial comprador norte-americano, disseram eles.

ByteDance prefere encerrar o TikTok à vendê-lo

A ByteDance prefere encerrar o TikTok do que vendê-lo caso a empresa não consiga vencer a legislação norte-americana que proíbe a plataforma nos EUA, disseram fontes à Reuters.

Os algoritmos nos quais o TikTok depende para suas operações são considerados essenciais para as operações gerais da ByteDance, o que tornaria altamente improvável a venda do aplicativo com algoritmos, explicaram fontes próximas à controladora.

Um smartphone exibe “TikTok”. Foto: Bloomberg

Como dito acima, o TikTok é responsável por uma pequena parcela das receitas totais e dos usuários ativos diários da ByteDance, portanto vender o aplicativo com seu algoritmo seria um erro.

Uma paralisação teria impacto limitado nos negócios da ByteDance, enquanto a empresa não teria que desistir de seu algoritmo principal, disseram as fontes, que não quiseram ser identificadas porque não estavam autorizadas a falar com a mídia.

Em resposta a um pedido de comentário da Reuters, um porta-voz do TikTok referiu-se à declaração da ByteDance publicada no Toutiao.

Compartilhe