Início BUZZCLUB Brendan Fraser ganha Oscar de Melhor Ator por “A Baleia”

Brendan Fraser ganha Oscar de Melhor Ator por “A Baleia”

Brendan Fraser ganhou o Oscar de Melhor Ator por seu papel em “A Baleia”, marcando seu retorno à carreira.

O ator, que passou quase duas décadas sem estrelar filmes em Hollywood, venceu seu primeiro Oscar por sua impressionante atuação como um professor de inglês recluso lutando contra a obesidade e a falta de vontade de viver enquanto tenta se reconectar com sua filha.

Para assumir o papel, Fraser ganhou peso significativo e foi auxiliado por uma mistura de próteses e Imagens Geradas por Computador (CGI).

Em seu discurso de aceitação no Oscar, Fraser fez referência à sua ‘ausência’ em Hollywood por quase duas décadas: “Comecei neste ramo há 30 anos, as coisas não eram fáceis para mim, mas havia uma facilidade que eu não apreciava na época, até que parou”, disse ele.

“Só quero agradecer por este reconhecimento”, acrescentou.

Em seguida, Fraser agradeceu ao elenco, fazendo referências náuticas para combinar com o título do filme: “Não poderia ser feito sem o meu elenco. É como se eu estivesse em um expedição de mergulho e o ar na linha para a superfície está sendo vigiado por algumas pessoas na minha vida como meus filhos”.

Ele então agradeceu ao diretor de “A Baleia”, Darren Aronofsky, por reviver sua carreira de ator: “Sou grato a Darren Aronofsky por me lançar uma tábua de salvação criativa e me transportar a bordo do bom navio de ‘A Baleia'”.

Fraser superou Austin Butler de “Elvis”, Colin Farrell de “Os Banshees de Inisherin”, Paul Mescal de “Aftersun” e Bill Nighy de “Living”.

“A Baleia” é dirigido por Aronofsky, baseado na peça semiautobiográfica de Samuel D. Hunter (que também escreve o roteiro do filme).

Fraser teve seu estrelato nos anos 90 e início dos anos 2000. Porém ele esteve afastado de Hollywood há quase 20 anos.

Depois de desempenhar um papel coadjuvante em “Crash” de 2004, ele parou de ganhar papéis significativos na indústria até que Aronofsky o desse a chance de estrelar “A Baleia”.

No filme, Fraser dá vida a um professor de inglês recluso lutando contra sua obesidade e a falta de vontade de viver, enquanto tenta se reconectar com sua filha (Sadie Sink). Fraser disse ao IndieWire que não esperava que o filme independente recebesse a aclamação global que recebeu.

“Eu me permiti reconhecer a pequena voz dentro de você que diz: ‘Você deve fazer isso’”, disse Fraser. “Esse é o papel que me fez suar os dentes, que eu sabia que queria. Seria a coisa mais difícil e desafiadora que já vi chegar perto do meu radar”.

“A Baleia” também ganhou o Oscar de Melhor Caracterização e Maquiagem.

A co-estrela de “A Baleia”, Hong Chau, também estava nomeada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel como Liz em “A Baleia”.