Bob McLeod, co-criador de “Os Novos Mutantes”, detona o filme por escrever seu nome errado e por modificar os personagens

Por Redação Categoria Nerd
5 Min Read

Bob McLeod, o co-criador da série de quadrinhos “Os Novos Mutantes”, expressou toda sua decepção com o tão atrasado filme baseado nas histórias que ele deu vida há mais de 30 anos atrás – principalmente com a forma com que o filme representou os personagens, incluindo o embranquecimento de um dos mutantes.

“Fiquei muito animado quando soube que eles estavam fazendo um filme de ‘Os Novos Mutantes’”, escreveu McLeod na sua página no Facebook. “Achei que transformá-lo em um filme de terror talvez fosse uma ideia interessante, mas não mudar como os personagens deveriam ser apresentados ao público em geral”.

Ele então passou a notar algumas de suas decepções menores (como características dos personagens que foram ignoradas pela adaptação), antes de abordar a decisão mais controversa feita pelo filme da Disney: escalar um ator branco para interpretar o Mancha Solar, um personagem que originalmente é afro-brasileiro e cujas experiências com o racismo são cruciais nos seus poderes mutantes.

“Fiquei muito desapontado principalmente por Roberto [o Mancha Solar] não ser baixo e ter a pele escura. Mais um exemplo de lavagem branca de Hollywood”, ele conta. “Simplesmente não há desculpa”.

McLeod deixa claro no texto que não tem nenhum problema com os atores, acrescentando que adora Maisie Williams (que interpreta a Lupina no filme) e que gosta de Charlie Heaton e Blu Hunt.

Ele listou problemas com quatro dos cinco personagens principais do filme, acrescentando que sente que o diretor Josh Boone os livrou de quaisquer aspectos de design que ele tenha contribuido. Ele também disse que não foi devidamente creditado no filme, uma vez que lista um “Bob Macleod” como co-criador em seu lugar.

Ele listou problemas com quatro dos cinco personagens principais do filme, acrescentando que sente que o diretor Josh Boone “apagou tudo” dos aspectos de design que ele contribuiu para os personagens. Para piorar tudo isso a equipe do filme não o creditou corretamente – seu nome aparece com um erro de ortografia.

“Eles nem se deram ao trabalho de verificar a grafia do meu nome em algum momento dos últimos três anos”, acrescenta. “E isso não pode ser corrigido. Isso ficará no filme para sempre. Acho que acabei com este filme”, ele conclui.

Quanto a controversa decisão do filme da Disney de escalar um ator branco para interpretar um personagem negro, o diretor de “Os Novos Mutantes”, Josh Boone, tentou justificar o embranquecimento do personagem durante uma entrevista recente ao iO9.

Boone disse que não estava procurando por um ator negro, mas que “o objetivo era encontrar o melhor ator”, dizendo que “nunca foi sobre a cor da pele deles para mim”.

“Eu não me importei muito com o racismo que ouvi no Brasil, sobre pele clara versus pele escura. Para mim, era eu queria representar o Brasil de uma maneira positiva e eu queria encontrar alguém que parecesse um cara que teve a colher de prata na boca, que tem um pai muito rico e [Henry] apenas exemplificou todas essas coisas”, ele continuou.

“Os Novos Mutantes” é uma adaptação de uma série de quadrinhos da Marvel de mesmo título, derivado da franquia X-Men. O filme seguem cinco jovens mutantes que descobrem o poder de suas habilidades, enquanto estão “presos contra sua vontade em um local de segurança máxima, eles precisam lutar para escapar de um inimigo e seus fantasmas do passado”.

Para quem acompanha a história da produção do filme, sabe que a produção esteve em uma montanha-russa ao longo de seu desenvolvimento. Enquanto o primeiro trailer foi lançado em 2017, o filme teve cinco datas de lançamento diferentes para finalmente ser lançado agora, em 28 de agosto.

Compartilhe