Quando o filme da Batgirl foi completamente descartado pela Warner Bros. Discovery há cerca de três anos atrás, relatos indicavam que o filme estava praticamente concluído – e agora um membro da equipe do longa confirmou estes relatos. A assistente do departamento de arte de “Batgirl”, Annie Mitchell, disse nas mídias sociais que o filme estava “literalmente completamente finalizado” quando o estúdio decidiu descartá-lo.
“É uma loucura que eles tenham descartado. Estava literalmente completamente finalizado, VFX [Efeitos Visuais] e tudo mais”, afirmou Mitchell em resposta a um comentário no TikTok. “Eu definitivamente acredito que ele [o filme] ainda existe. Realmente espero que alguém vaze em 10 anos.”
O cancelamento de “Batgirl”, que já havia concluído as filmagens e estava nos estágios finais de pós-produção, foi uma das maiores notícias da indústria cinematográfica de 2022. Relatos na época era diziam que o longa do Universo Estendido da DC (DCEU) simplesmente não funcionou.
Peter Safran, co-CEO da DC Studios, afirmou posteriormente que o filme “não era lançável” e que a decisão de cancelá-lo, tomada pelo então novo presidente e CEO da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, foi correta pois, em sua visão, teria prejudicado a DC e todos envolvidos.
“Eu vi o filme, e há muitas pessoas incrivelmente talentosas na frente e atrás das câmeras naquele filme. Mas aquele filme não era lançável, e isso acontece às vezes”, disse ele. “Aquele filme não era lançável. Eu realmente acho que [o presidente e CEO da Warner Bros. Discovery David] Zaslav e a equipe tomaram uma decisão muito ousada e corajosa de cancelá-lo porque isso teria prejudicado a DC. Teria prejudicado as pessoas envolvidas.”
Apesar dos relatos de que “Batgirl” simplesmente não funcionou, a decisão drástica de cancelar o longa pegou muitos de surpresa, incluindo os diretores Adil El Arbi e Bilall Fallah. “Ainda não podemos acreditar”, escreveu a dupla de diretores na época. “Como diretores, é fundamental que nosso trabalho seja mostrado ao público e, embora o filme não estivesse concluído, desejamos que os fãs de todo o mundo tivessem a oportunidade de ver e abraçar o filme final. Talvez um dia”.
O projeto foi descartado e usado para dedução fiscal da Warner Bros. Discovery. Apesar do cancelamento, a estrela Leslie Grace, que interpretaria a Barbara Gordon/Batgirl, confirmou que conversou com Safran e James Gunn sobre a possibilidade de retornar ao papel no futuro. Os diretores Adil El Arbi e Bilall Fallah também teriam tido discussões com a nova liderança da DC Studios.