Se você não conseguiu acessar o Internet Archive e sua ferramenta de arquivamento Wayback Machine nos últimos dias, você não é o único – o site está sob ataque. A organização sem fins lucrativos anunciou em seu blog que está sob ataque distribuído de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês) que deixou seus sistemas instáveis e fora do ar nos últimos dias.
No fim de semana passado, a plataforma informou no X (antigo Twitter) que a maioria de seus serviços estava inacessível devido a uma inundação massiva de solicitações maliciosas. E o ataque ainda não acabou. Mesmo na terça-feira (28/5), o mesmo persistia, mantendo o site intermitentemente offline.
O Wayback Machine funciona como um tipo de museu da Internet, permitindo pesquisar em mais de 800 bilhões de páginas da web arquivadas em seus sistemas. O Internet Archive atualmente trabalha para recuperar a estabilidade, explicou o fundador Brewster Kahle.
Ataque não afetou os arquivos do Internet Archive
Apesar do ataque, os dados do Internet Archive permanecem seguros. O DDoS, um tipo de ataque que sobrecarrega os servidores com um volume massivo de tráfego falso, afetou principalmente a estabilidade e o desempenho do site, deixando suas valiosas coleções de informações preservadas.

“Felizmente, as coleções estão seguras, mas lamentamos que o ataque de negação de serviço nos tenha deixado offline de forma intermitente durante estes últimos três dias”, disse Brewster Kahle, fundador do Internet Archive, em comunicado. “Com o apoio de outros e o trabalho árduo da equipe, estamos fortalecendo nossas defesas para fornecer acesso mais confiável à nossa biblioteca.”
Até o momento, a origem exata do ataque ainda não foi identificada. No entanto, o Internet Archive falou sobre bibliotecas e instituições semelhantes estarem se tornando alvos frequentes de ataques cibernéticos. A Biblioteca Britânica foi mencionada como um exemplo, após um episódio no ano anterior em que seu sistema de informação online foi comprometido por hackers.
Sobre o ataque, Kahle disse: “A novidade é que esse ataque foi sustentado, impactante, direcionado, adaptativo e, o que é pior ainda, cruel.”
Além dos desafios técnicos, o Internet Archive também enfrenta uma batalha legal. Indústrias editoriais e de entretenimento norte-americana entraram com processos contra a organização que funciona como um museu da Internet, alegando supostas violações de direitos autorais.