Ariana DeBose se torna a segunda latina a vencer o Oscar de atuação: “Há realmente um lugar para nós”

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

Ariana DeBose venceu o Oscar de melhor atriz coadjuvante por sua atuação como Anita no remake do clássico musical “Amor, Sublime Amor”, se tornando a segunda latina a ganhar um Oscar de atuação.

“Imagine essa garotinha no banco de trás de um Ford Focus branco. Olhe nos olhos dela, você vê uma mulher de cor abertamente queer e latina que encontrou sua vida e força na arte”, disse DeBose sob aplausos durante seu discurso de aceitação. “É isso que acredito que estamos aqui para comemorar. Então, para qualquer um que já tenha questionado sua identidade, sempre, sempre, sempre – ou você se encontra vivendo em espaços cinzentos – eu prometo isso: há realmente um lugar para nós”.

Esta é a segunda vez na história que a Academia reconhece uma atriz por interpretar a personagem: Rita Moreno ganhou um Oscar na mesma categoria pelo mesmo papel em 1962.

Em seu discurso de aceitação, a atriz homenageou sua antecessora por abrir caminho para os latinos em Hollywood. “Você está olhando para mim agora, e estou muito grata”, disse DeBose se dirigindo a Moreno. “Sua Anita abriu caminho para toneladas de Anitas como eu. Eu te amo muito”.

DeBose superou fortes concorrentes: Kirsten Dunst (Ataque dos Cães), Aujanue Ellis (King Richard: Criando Campeães), Judi Dench (Belfast) e Jessie Buckley (A Filha Perdida).

Apesar da competição acirrada, DeBose era a favorita para vencer na categoria. Nessa temporada de premiações, a atriz levou para casa prêmios de atriz coadjuvante no BAFTA Awards, Critics Choice Awards e SAG Awards deste ano.

DeBose e Moreno são as primeiras mulheres a serem homenageadas por interpretar o mesmo papel, mas Anita não é o primeiro papel a render dois Oscars por interpretá-lo. Marlon Brando e Robert De Niro foram premiados com o Oscar por interpretar Vito Corleone (em “O Poderoso Chefão” e “O Poderoso Chefão: Parte II”, respectivamente) e Heath Ledger e Joaquin Phoenix foram reconhecidos pela Academia por interpretarem o Coringa (em “O Cavaleiro das Trevas” e “Coringa”, respectivamente).

Moreno, que se tornou a primeira latina a ganhar um Oscar, conheceu DeBose durante as filmagens de “Amor, Sublime Amor”.

Além de atuar como produtora executiva, a atriz teve um pequeno papel no filme dirigido por Steve Spielberg como uma lojista chamada Valentina. Como observa a Variety, anteriormente Moreno disse que conscientemente não conversou com DeBose sobre o peso e legado de interpretar Anita.

Em seu discurso de aceitação, DeBose também destacou a música de destaque de sua personagem Anita: “Agora você entende por que Anita diz ‘quero estar na América’”, disse DeBose. “Porque mesmo neste mundo cansado em que vivemos, os sonhos se tornam realidade”.

“Amor, Sublime Amor” está disponível no Disney+.

Compartilhe