Antony Mackie fala sobre interpretar um Capitão América negro em “Falcão e o Soldado Invernal”, da Marvel

Por Redação Categoria Nerd
6 Min Read

“Falcão e o Soldado Invernal” acabou de estrear e, embora a mais nova série do Universo Cinematográfico da Marvel seja principalmente sobre o relacionamento entre os dois heróis titulares e sua dinâmica, ainda parece que o programa poderá apresentar o arco de Sam Wilson (o Falcão) assumindo as funções e o manto do Capitão América – assim como nos quadrinhos.

Falando recentemente com o ScreenRant, o astro da série Anthony Mackie, que estrela como Falcão, compartilhou seus pensamentos sobre o significado de um possível papel de um Capitão América negro, dizendo que vai muito além da franquia. “Acho que o peso de um Capitão América negro é igual ao peso de uma mulher interpretando a Capitã Marvel”, diz ele, “que é o mesmo peso de qualquer personagem de qualquer raça representando um povo sub-representado – raça ou sexo, devo dizer”.

“Então, com a ideia de ter um Capitão América negro, eu sinto que é mais gás naquele fogo para queimar o absurdo sistemático em que fomos criados e vivemos até agora”, Mackie acrescentou. “É um novo dia. É uma nova hora. Homofobia, racismo, sexismo são parte do passado e parte desse sistema que não podemos mais permitir que sejam reconhecidos como nosso país ou nosso entendimento. Tudo isso nos coloca em posição de ser pessoas melhores, ser pais melhores e viver um futuro melhor. Então, eu acho que isso é apenas parte da mudança, se isso acontecesse.

Apesar de tudo, o MCU fez alguns avanços em direção a ter uma melhor diversidade e representatividade nos últimos anos, que levou a franquia de filmes e séries a ser amis abrangente. Enquanto a Fase 1 foi dominada por heróis homens e brancos, espaços para outros grupos sub-representados começaram a aparecer com “Capitã Marvel” e “Pantera Negra”.

Enquanto nos quadrinhos Steve Rogers passa o legado e o escudo do Capitão América para Sam Wilson, no MCU, a coisa pode não ser tão simples assim, já que Sam e Bucky carregam parte do legado do Capitão América e podem assumir as funções do herói em conjunto.

“Falcão e o Soldado Invernal”, que estreou hoje no Disney+, consiste em seis episódios (lançados semanalmente), que mostram os dois heróis titulares em novas missões e aventuras em elementos de séries policais e camaradagem entre eles, enquanto os dois continuam com o legado deixado pelo Capitão América, depois dos eventos de “Vingadores: Ultimato”.

Embora não saibamos ainda como a série terminará, Spellman diz que definitivamente o programa abordará questões de raça e identidade. “Quando você começa a ver o impacto direto que um super-herói negro teve sobre meu sobrinho, isso está marcado em meu cérebro”, explica Spellman. “Eu acredito que ‘Falcão e o Soldado Invernal’ é uma boa progressão com o manto que [o diretor de ‘Pantera Negra’] Ryan Coogler e Chadwick [Boseman] nos deixou. Eu realmente acredito que esses ícones negros gigantes são necessários, não apenas para crianças negras, mas para as crianças brancas começarem a absorver – nosso povo como sendo grande e heróico”.

A série encontrará Sam Wilson e Bucky Barnes lidando com a “perda” de Steve Rogers e assumindo a responsabilidade de levar a diante o legado do Capitão América enquanto estão de frente a uma nova conspiração do governo. O que isso significa para o Capitão América? Bem, caso você tenha assistido ao “Vingadores: Ultimato”, você sabe que Steve Rogers viveu, mas passou o escudo para Sam Wilson, que será o novo Capitão América. Bucky aprovou, mas Sam definitivamente parecia ter algumas reservas sobre assumir o escudo e tudo o que ele representa.

O último trailer de “Falcão e Soldado Invernal” é fortemente centrado nos elementos de ação policial camarada da história e nos dá uma ideia melhor da dinâmica e como serão as novas aventuras de Sam Wilson e Bucky Barnes, além de revelar mais sobre o funcionamento e como a série será.

A série tem um orçamento de mais de US$ 100 milhões, mesmo valor dos filmes, e ao que parece a produção acredita que seja uma versão estendida dos filmes da Marvel. “Estamos filmando exatamente como um filme”, disse Mackie em uma entrevista anterior. “Parece exatamente como se estivéssemos filmando o filme cortado no formato de série. Então, em vez de um filme de duas horas, será um filme de seis ou oito horas”.

A estreia em 19 de março, acontece logo após o final de “WandaVision”, que se tornou em um enorme sucesso. Quando “Falcão e o Soldado Invernal” terminar de exibir seus episódios no final de abril, “Loki” estreará não muito tempo depois. Entretanto não era para ser assim, originalmente “Falcão e o Soldado Invernal” deveria ter sido lançada em 2020 como a primeira série do Universo Cinematográfico da Marvel. Mas devido aos eventos de 2020, a série teve que ser adiada enquanto lutava para terminar suas filmagens, e “WandaVision” assumiu o posto de primeira série do MCU.

Compartilhe