Amazon pode ouvir gravações da Alexa sem usuários serem alertados

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

A assistente virtual da Amazon, a Alexa, já passou por algumas atitudes suspeitas desde enviar gravações de conversas privadas para pessoas aleatórias à soltar uma risada que assustou muita gente. Dessa vez uma reportagem da Bloomerang descobriu que funcionários da Amazon podem ouvir trechos de áudios dos usuários do dispositivo de inteligência artificial.

A Bloomerang descobriu que a empresa emprega milhares de pessoas com o objetivo, por enquanto, de melhorar o reconhecimento de voz do dispositivo. As gravações são transcritas pelos funcionários, anotadas e servem para alimentar de volta o software. Isto para aumentar a habilidade da Inteligência Artificial identificar melhor a fala de seus usuários, sem a necessidade de intervenção humana. O processo para empresa é essencial visto que a Alexa tem limitações para se auto-treinar, especialmente sotaques, gírias, outros idiomas, palavras regionais e outros. Segundo pessoas ligadas ao projeto, cada funcionário chega a ouvir quase mil pedaços de áudio por turno de nove horas.

Ouve o que não quer

Os funcionários são expostos a uma quantidade excessiva de áudios, que vão desde identificar alguém pedindo para tocar música da Adele ou Taylor Swift à coisas que os usuários provavelmente iam preferir manter em sigilo. Em algumas ocasiões os funcionários ouvem alguém cantando no chuveiro, brigas familiares ou até uma criança pedindo socorro.

Em casos mais graves os funcionários são expostos a trechos que parecem se tratar de crimes e o que eles acreditam ser um abuso sexual. A empresa diz aos funcionários na Romênia que não é trabalho dela intervir nesses casos.

Mas os áudios só são gravados quando o usuário ativa a Alexa, certo?

Não é bem assim, fontes ligadas ao projeto disseram a Bloomerang que cada funcionário pode achar umas 100 gravações por dia em que a Alexa nem sequer foi ativada pelo usuário, seja pelo comando de voz ou por pressionar um botão. A empresa alega que se trata de “uma amostragem extremamente pequena”, imagina o que ela considera grande?

Recentemente o dono da Amazon disse estar sendo chantageado por um tabloide que havia obtido “fotos intimas” dele, na época ele chamou isto de “vazamento” e iniciou uma investigação para saber como suas fotos haviam sido vazadas. Parece que ele não tem o mesmo apreço por seus usuários.

Segundo algumas capturas de telas mostram que as gravações enviadas da Alexa não mostrariam o nome completo do usuário, mas seria visível o primeiro nome, número de conta e o número do serial do dispositivo.

A empresa quer no futuro identificar a emoção dos usuários, o que segundo alguns especialistas pode ter o risco de empregar táticas de marketing manipuladoras.

Fonte: Bloomerang; Gizmodo Brasil;

TAGGED:
Compartilhe