O clipe de “Hello”, da Adele, ultrapassou 2,8 bilhões de exibições no YouTube

Por Redação Categoria Nerd
11 Min Read

O videoclipe de “Hello”, da Adele, ultrapassou a marca de 2 bilhões e 800 milhões de exibições no YouTube. A faixa, lançada no final de 2015, marcou o retorno de Adele e imediatamente após seu lançamento se tornou num dos maiores hits de todos os tempos; a música foi direto para o primeiro lugar das paradas de todo o mundo e marcou a história da música.

“Foi um trabalho difícil escrever todas essas músicas”, disse Adele nos bastidores do Grammy em 2017. “Eu senti muita pressão escrevendo as músicas para a era ’25’, e por um longo tempo, eu realmente não encontrei minha voz. Não sei se alguma vez a encontrei, mas a recepção à ‘Hello’ mostrou para mim que as pessoas adoraram”.

Quando foi lançada em 23 de outubro de 2015, “Hello” foi acompanhada de um videoclipe, que gira em torno de Adele indo para uma casa aparentemente abandonada com a qual ela tem alguma conexão enigmática. Numa tentativa de se reconciliar com seu próprio passado, é possível ver ela o revisitando através de flashbacks e de uma ligação telefônica frustrada – confira abaixo:

Imediatamente após o lançamento, foram tantas pessoas para assistir que a contagem de visualizações do vídeo no YouTube foi travada em 21 visualizações, mais tarde revelando que este tinha acabado de se tornar no videoclipe mais assistido em um único dia, marcando um total impressionante de 27 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas.

Adele se manteve no sucesso, com “Hello” sendo o vídeo mais rápido à alcançar 1 bilhão de visualizações da história, bem como ficou por diversas e diversas semanas no primeiro lugar das paradas de todo mundo. Este resultado se estendeu à todas as outras plataformas, incluindo o Spotify, onde “Hello” foi transmitido 47,5 milhões de vezes globalmente, tornando-se a música mais transmitida em uma semana na história da plataforma.

A faixa quebrou outros diversos recordes na indústria da música imediatamente depois de ser lançada, alcançando o topo das paradas de uma ampla variedade de países. “Hello” também foi a primeira música a vender mais de um milhão de cópias digitais em um par de dias; No final de 2015, havia vendido 12,3 milhões de unidades globalmente, enquanto se mantém como um dos singles digitais mais vendidos de todos os tempos.

A música também recebeu sozinha três Grammys: Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Performance Solo Vocal – com isso se tornando a primeira e única canção na história a ganhar nessas três categorias.

Resultados e feitos à parte, vamos falar algumas coisas sobre “Hello” em si, começando pelo videoclipe, que foi rodado perto de Montreal, no Canadá, e foi dirigido pelo cineasta canadense Xavier Dolan. Curiosamente este marcou o primeiro videoclipe rodado em câmeras IMAX – as favoritas de alguns dos maiores cineastas do mundo.

Adele e Xavier Dolan tiveram toda a ideia do conceito do videoclipe de “Hello”, que basicamente envolveria uma mulher recém-rompida ligando para uma versão mais jovem de si mesma. “Quando ouvi a música, imediatamente vimos uma história”, disse Dolan ao LA Times, “apenas essa ideia de pegar o telefone e ligar para o seu passado”.

A lenda da música não aparece nos flashbacks, uma ideia que Xavier Dolan disse que se encaixa perfeitamente nos temas do videoclipe: “É a ‘conexão com a memória’, a ‘caminhada pela estrada da memória’”, disse ele. “Cortaríamos de Adele no presente para esse cara olhando para ela e não ter uma versão mais jovem de Adele, de modo que, ao assistir, você se sentiria como se ela estivesse olhando para trás”.

Mas embora o videoclipe dirigido pelo canadense Xavier Dolan forneça suporte para a narrativa de que a música é sobre um ex-namorado, a música em si é menos literal do que isso, o significado de “Hello” vai muito, muito além disso: na real é sobre se reconectar consigo mesma.

“Tenho um pouco de curiosidade sobre o meu passado, agora que sou adulta”, Adele explicou durante uma entrevista no programa de Ryan Seacrest quando estava com 27 anos. “Não somos mais crianças e coisas assim. É uma espécie de olá para todos os meus velhos amigos, todos os relacionamentos que tive, todos os meus antigos professores, meu pequeno eu quando tinha 7 ou 8 anos, e também um pouco de um olá a todos os meus fãs porque eu estive fora por muito tempo”.

Em uma ampla entrevista à iD, Adele explicou ainda mais sobre sua inspiração: “Estou muito ligada a toda a minha vida aqui”, acrescentou a lenda da música. “Estou preocupada porque estou perdendo coisas. Então, ‘Hello’ é sobre querer estar em casa e querer chegar a todos que eu magoei – incluindo eu mesmo – e me desculpar por isso”.

“Olá, você pode me ouvir? Estou na Califórnia, sonhando sobre quem costumávamos ser, quando éramos mais jovens e livres”, ela canta no início da faixa. “Eu esqueci como era antes do mundo cair aos nossos pés. Há uma grande diferença entre nós; e um milhão de milhas. Olá do outro lado, eu devo ter ligado mil vezes para te dizer que sinto muito por tudo que eu fiz. Mas quando eu ligo parece que você nunca está em casa”.

Adele desenvolveu e escreveu a música icônica ao lado de Greg Kurstin – com quem ela trabalhou em outras faixas do “25”, “Million Years Ago” e “Water Under The Bridge” -, quando ela recebeu de novo o Grammy de Canção do Ano em 2017, ela o creditou por “sua paciência comigo e por me ajudar a criar minha música favorita que já fiz”.

A música levou um grande espaço de tempo para finalmente ser criada; teve um período de 6 meses entre a criação dos versos e o refrão da canção: “Tínhamos metade de uma canção escrita”, disse Kurstin à Rolling Stone. “Tivemos apenas que ser muito paciente”.

Quando você escuta a frase “Hello from the other side” na música o que você pensa? Uma grande parte das pessoas imagina que possa ser sobre o que tem depois da vida ou algo do tipo, enquanto outros imaginam que tenha um conceito muito mais simples nisso (como uma ligação) – mas a própria Adele explicou o que ela quis dizer com esse trecho.

Em uma ampla entrevista de capa concedida para a Rolling Stone, Adele contou o que está por trás do trecho, explicando que “é apenas ‘do outro lado’ de me tornar uma pessoa adulta, saindo viva do final daquilo tudo da sua adolescência e início dos seus vinte e poucos anos”.

Mas por que Adele usa um flip-fone no clipe de Hello? “Isso me deixa louco”, disse Dolan sobre a enorme reposta de todo mundo se questionando o motivo de ela usar um flip-fone antigo no icônico videoclipe. “Eu podia ver os GIFs no Twitter. Eu ficava tipo: ‘pessoal, superem isso. Não importa’. Mas a verdadeira explicação é que nunca gostei de filmar telefones ou carros modernos. Eles estão tão implantados em nossas vidas que, quando você os vê nos filmes, você se lembra de que está na realidade”.

“Se você vê um iPhone ou Toyota em um filme, eles são anti-narrativos, eles o tiram da história. Se eu coloco um iPhone ou um carro moderno em um filme, parece que estou fazendo um comercial”, ele acrescentou.

O que está sendo falado no videoclipe? Mesmo enquanto ela está cantando, Adele é vista tendo várias conversas, mas o que está sendo dito? Inicialmente vemos Adele falando alguma coisa no seu flip-fone: “Acabei de chegar e acho que já estou perdendo o sinal”, diz ela logo no início do clipe. “Olá? Você pode me ouvir agora? Desculpe. Estou desculpe, eu… desculpe”.

Essa é a última vez no videoclipe que podemos ouvir claramente o que está sendo dito. Mas ainda sim, dá pra decifrar algumas linhas do diálogo. Quando ela encontra as cartas pela primeira vez e pega o telefone depois de tomar um pouco de chá, ela diz: “Ei, sou eu. Só estava ligando para dizer ‘oi’, porque pensei que você iria atender. Havia algo importante que eu queria dizer… Eu não, não sei por que sempre te chamo assim”.

Existem também outras falas que não estão claras o suficiente, mas, perto do final, durante um trecho da cena da chuva, podemos ver Tristan dizer para Adele: “Esqueça… Porra, diga alguma coisa”.

A faixa marcou como a primeira faixa do “25”, que se tornou em um dos maiores álbuns de todos os tempos – sendo o segundo mais vendido da última década, perdendo unicamente para o “21”, da própria Adele. O álbum, que também inclui hits como “Send My Love”, “When We Were Young” e “All I Ask”, também foi amplamente aclamado pela crítica recebendo um total de seis Grammys, incluindo o prêmio máximo de Álbum do Ano.

Compartilhe