A Opera adquiriu a YoYo Games por US$ 10 milhões e está lançando sua própria divisão de jogos

Por Redação Categoria Nerd
6 Min Read

A Opera adquiriu a YoYo Games, a empresa por trás da plataforma de criação de jogos GameMaker Studio 2, por US$ 10 milhões, lançando sua própria divisão de jogos. O GameMaker acomoda a criação de videogames usando uma linguagem de programação visual, ou seja de arrastar e soltar, ou então uma linguagem script que pode ser usada para desenvolver jogos mais avançados que não poderiam ser criados apenas usando os recursos de arrastar e soltar.

O VentureBeat informa que o acordo destaca os esforços da Opera para diferenciar seu navegador, Opera GX, para os entusiastas da comunidade de jogos. O próprio navegador Opera tem atualmente mais de 380 milhões de pessoas utilizando seus navegadores em todo o mundo, mas o novo navegador de jogos Opera GX tinha apenas sete milhões de usuários ativos por mês em dezembro, o que representa um aumento de 350% em relação ao ano anterior.

A divisão de jogos da empresa, Opera Gaming, se concentrará na expansão dos recursos do Opera e nas oportunidades de monetização em videogames, de acordo com Krystian Kolondra, o vice-presidente executivo da Opera. “Alguns anos atrás, tomamos a decisão de produzir inovação e não ter que competir com o mercado de massa de navegadores”, disse ele em entrevista ao VentureBeat. “Focamos em alguns segmentos que realmente crescem e são significativos. Então decidimos ir atrás dos jogos”.

A YoYo Games teve mais de 400.000 novos usuários registrados em 2020. Seu software de criação de jogos encontrou seu público como uma ferramenta para fazer jogos 2D usada por pessoas que têm muito pouco treinamento em habilidades com linguagem de programação e ainda assim querem criar seus jogos. Além disso o GameMaker Studio 2 se tornou em uma opção para aqueles que geralmente tem pouco orçamento para seus projetos de jogos.

Kolondra disse que a tecnologia atingiu um ponto em que as pessoas estão se tornando tão interessadas em fazer seus próprios jogos quanto em jogá-los. O Opera também possui uma carteira de criptomoeda embutida. “Isso reduz a barreira de entrada para qualquer pessoa começar a fazer seus jogos”, ele explica sobre o negócio.

Os jogos podem ser executados em uma ampla gama de plataformas com suporte na web, incluindo em desktops Linux, Windows e MacOs, dispositivos móveis Android e iOS, além de consoles. A YoYo Games trabalhou no mecanismo do GameMaker por anos e ele foi baixado mais de 10 milhões de vezes desde 2012.

Opera GX, YoYo Games e GameMaker se unirão no Opera Gaming, com foco na inovação em jogos, desenvolvimento de jogos e experiência de navegador. A equipe se concentrará em tornar o GameMaker mais acessível para usuários novatos, e também irá adaptá-lo às necessidades dos estúdios de jogos comerciais. 

A Opera lançou seu navegador de jogos Opera GX em 2019, que apresentou opções de personalização, efeitos sonoros, música de fundo, um design inspirado em jogos, bem como CPU, memória e limitadores de largura de banda de rede que tornam este navegador da web menos consumidor de recursos de um computador.

O GameMaker foi o motor para a criação de alguns jogos de sucessos como “Risk of Rain”, “Undertale” e “Hyper Light Drifter”, que venderam milhões de cópias. Kolondra disse que a empresa não planeja fazer jogos exclusivos que rodem apenas com o navegador Opera GX, já que o objetivo é criar uma comunidade em torno dos usuários do Opera GX, mas também tornar o GameMaker Pro 2 disponível para aqueles que desejam fazer jogos multiplataforma.

Kolondra disse também que o bom desempenho do navegador é essencial até mesmo para os jogos 2D, e sustentar esse desempenho em dispositivos móveis e laptops, bem como largura de banda e conectividade variáveis, exige pensar fora dos silos de aplicativos tradicionais. A linha entre construir bons jogos e bons navegadores vem se desgastando há anos – com a interatividade dos jogos nas conexões de internet aumentando e os navegadores cada vez mais multifuncionais e sofisticados, de acordo com o executivo.

Ele ainda diz que desde que foi lançado, o Opera GX tem recebido ótimas críticas de jogadores que não querem sacrificar o desempenho apenas por ter um navegador rodando. O navegador atualmente tem mais de um milhão de avaliações, e geralmente são positivas. “Para nós, o jogo é mais como uma comunidade agora”, diz Kolondra. “Isso vai acelerar nosso crescimento, pois será uma proposta de valor única. GameMaker Studio torna mais fácil para as pessoas criarem jogos”.

Compartilhe