A história original de “Obi-Wan Kenobi” era tão sombria que foi reescrita

Por Redação Categoria Nerd
4 Min Read

“Obi-Wan Kenobi”, a próxima série de Star Wars, está voltando no tempo para acompanhar o Jedi titular agora como um herói exilado nos anos entre “A Vingança dos Sith”, e o primeiro filme da franquia, “Uma Nova Esperança”.

No entanto, a série demorou muito mais tempo para acontecer porque a história era tão sombria que precisou ser completamente refeita.

A chefe do Lucasfilm (o estúdio por trás da série), Kathleen Kennedy, revelou que os roteiros originais eram “muito sombrios” e, por isso, houve o atraso na produção e a troca de roteiristas.

“Você não pode simplesmente balançar a varinha mágica com qualquer escritor e chegar a uma história que necessariamente reflita o que você quer sentir”, disse ela. “Estamos procurando, em última análise, fazer uma história esperançosa e edificante”.

Mesmo com as mudanças, nem tudo será diversão. Ewan McGregor, que estrela a série como o próprio Obi-Wan Kenobi, descreveu seu personagem como “perdido” após sua última aparição – algo que a série explorará.

“Ele é um homem quebrado depois do que aconteceu com a ordem Jedi, mas também o que aconteceu com Anakin… ele sente uma enorme responsabilidade e culpa por isso”, disse ele.

Considerando o quanto aconteceu com Obi-Wan durante as Guerras Clônicas fora de Anakin indo para o lado sombrio da Força, desde encontrar Darth Maul novamente até se reunir e perder sua amante Satine, a série tem muito conteúdo para explorar.

“Obi-Wan Kenobi” é dirigida por Deborah Chow (que foi responsável por alguns dos melhores episódios de “The Mandalorian”) com roteiros escritos por Hannah Friedman e Joby Harold.

Harold descreveu Obi-Wan como uma “obsessão menor” dele e contou como sua paixão pelo personagem lhe rendeu o trabalho de roteirista.

Seu principal objetivo com o programa era unir as duas eras de Obi-Wan (indo dos filmes prequels até a trilogia original) de forma orgânica ao longo da série limitada de seis episódios.

“Obi-Wan nos prequels é muito emocional, há uma paixão em Obi-Wan”, explicou Harold. “Quando o vemos novamente em Uma Nova Esperança, ele é o mestre Zen. Essa era a história que eu queria entender – o que aconteceu com Obi-Wan entre o cara que Ewan deu vida e o cara que Sir Alec Guinness trouxe à vida”.

De acordo com a diretora, apenas algumas partes da história original chegaram ao programa, enquanto todo o resto passou por “muito grandes” mudanças.

“Obi-Wan Kenobi” é ambientada aproximadamente 10 anos após os eventos de “A Vingança dos Sith”, onde Obi-Wan sofreu seu maior fracasso, testemunhando seu amigo e aprendiz de Jedi, Anakin Skywalker, passar para o Lado Sombrio da Força e se tornar em Darth Vader.

Detalhes específicos de “Obi-Wan Kenobi” não foram revelados.

McGregor confessou anteriormente que era “ótimo” estar de volta ao papel do Mestre Jedi. “É uma sensação ótima”, ele contou. “São ótimos roteiros e ótimas pessoas para trabalhar e é ótimo, estou me divertindo muito”.

No entanto, quando os assuntos são os detalhes do programa, McGregor realmente não tem nada a dizer: “Eu sei muito bem o que será, mas não vou lhe contar”, disse ele em outubro de 2020.

“É a história de Obi-Wan Kenobi, suponho”, ele continuou rindo. “Não é tudo sobre mim, mas certamente será muito sobre mim, o que é bom. Começaremos a filmar em março do próximo ano”.

O programa começará a exibir seus episódios em 25 de maio deste ano no Disney+, com os episódios subsequentes chegando semanalmente.

Compartilhe