Diferente das versões anteriores, o reboot de “Quarteto Fantástico” teve um início promissor com a crítica: “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” detém uma nota de 87% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes com base em 126 avaliações publicadas até o momento na plataforma. O longa, inclusive, recebeu o selo “Certified Fresh”, concedido à filmes com boa aprovação da crítica.
Embora a nota possa sofrer variações à medida que mais críticas sejam divulgadas, é improvável que altere bruscamente a nota atual.
“Primeiros Passos” tem níveis de aprovação próximos aos de títulos aclamados, como “Doutor Estranho” (89%), “Homem-Formiga e a Vespa” (87%) e “Vingadores: Guerra Infinita” (85%). A nota é abaixo de “Thunderbolts” (88%), mas ainda está bem à frente de outros títulos recentes do MCU, como “Capitão América: Admirável Mundo Novo” (46%).


Com 87% de aprovação, “Primeiros Passos” ostenta a maior nota dentre as versões cinematográficas de “Quarteto Fantástico”. Enquanto a versão de 2015 detém a pior nota, 9%, a franquia dos anos 2000 também não teve uma grande aprovação: o sucesso de bilheteira de 2005, dirigido por Tim Story, obteve 27%, enquanto a sequência “A Ascensão do Surfista Prateado” ficou com 37%.
O que dizem as críticas?

As críticas elogiam a estética retrô-futurista criativa, direção de Matt Shakman, trilha sonora de Michael Giacchino e atuações do elenco, liderado por Pedro Pascal e Vanessa Kirby. De acordo com o Rotten Tomatoes, o consenso da crítica é este: “Beneficiando-se de uma química de elenco sólida e revestido com um design retrô atraente dos anos 1960, esta tentativa de interpretar o Quarteto Fantástico faz justiça à Primeira Família da Marvel.”
Muitos consideram este o melhor filme do “Quarteto Fantástico” feito até hoje; embora alguns críticos sinalizem que isso evidencia o baixo padrão criado para a franquia devido à fracassos anteriores.
O que dizem as críticas negativas?
Algumas avaliações negativas de “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” apontam que o filme carece de energia e química entre os personagens, com um ritmo lento e pouco inspirado. O ritmo do filme também foi uma preocupação constante: muitos destacaram que, em alguns momentos, o longa se arrasta.
Confira abaixo trechos de algumas dessas críticas:
“Primeiros Passos marca uma ligeira melhora em relação à trilogia de terror anterior. Mas a Marvel ainda não conseguiu acertar em cheio no que deveria ser uma de suas principais atrações.” – Johnny Oleksinski, New York Post.
“Parte do problema é que Primeiros Passos passa rapidamente por vários momentos importantes de seus personagens.” – Tim Grierson, ScreenDaily
“O que eles criaram é uma caixa de brinquedos, um diorama que une estilos de design e tecnologia, mas que nunca parece um lugar onde pessoas reais vivem.” Alonso Duralde, The Film Verdict.
“Este filme da Marvel comete o pecado capital de ser não apenas previsível, mas, pior ainda, chato.” – Screen Rex.
“Dizer que a versão que temos em Quarteto Fantástico: Primeiros Passos é a melhor adaptação cinematográfica do grupo até hoje significa que um padrão baixo foi alcançado, embora a construção do mundo ao redor deles seja realmente uma conquista.” – David Fear, Rolling Stone.
O que dizem as críticas negativas?
Por outro lado, as críticas positivas elogiam o filme por ser um reboot revitalizante e inovador, elogiando especialmente sua estética retrô-futurista. A direção de Matt Shakman, visuais retrô-futurista criativos, e trilha sonora de Michael Giacchino são alguns dos aspectos elogiados nas avaliações. Para muitos críticos, “Primeiros Passos” é considerado o melhor filme do “Quarteto Fantástico” até hoje.
Confira abaixo trechos de algumas dessas críticas:
“‘Primeiros Passos’ facilmente é o melhor filme do MCU em anos, baseado em atuações convincentes, ação sólida e visuais de alto nível.” – CBR.
“Fiel ao subtítulo, o filme parece um novo começo.” – Peter Debruge, Variety.
“Uma carta de amor para Jack Kirby, mas também para todos que já escreveram ou desenharam esses personagens.” – The Weekend Warrior (Substack).
“Por meio desse cenário codificado nos anos 1960, Shakman se inclina para o kitsch dos quadrinhos inerente ao material, abraçando-o com entusiasmo gonzo, em vez de tentar atingir qualquer grau de realismo corajoso.” Maureen Lee Lenker, Entertainment Weekly.
“Matt Shakman fez algo que a Marvel Studios não faz mais tão bem. Ele fez um filme de super-herói que abraça a parte ‘super’. E a parte ‘herói’. E a parte ‘filme’.” – William Bibbiani, The Wrap.
“O reboot do Quarteto Fantástico de Matt Shakman parece bem novo, ainda que de uma forma totalmente reciclada.” – Ed Potton, The Times UK.
“Em vez de permitir que a ação defina a história, os cineastas deixaram que as cenas pungentes dos personagens fizessem o trabalho pesado. Isso não deve significar falta de emoção.” – David Rooney, The Hollywood Reporter.
“Atuações fortes e design de produção deslumbrante realçam um filme da Marvel que de outra forma seria mediano.” – Rafer Guzmán, Newsday.
“Este é um espetáculo para toda a família, com grandes apostas, elenco perfeito e uma vibe retrô futurista que permite que este filme respire por si só.” – Flick Fan Nation
“Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” chega aos cinemas em 25 de julho de 2025.