A indústria de videogames enfrentou uma onda de demissões em 2024: um em cada 10 desenvolvedores disse que estava entre os cortados de estúdios AAA e de canais independentes, de acordo com o estudo recente “2025 State of the Game Industry” da Game Developers Conference (GDC).
O relatório revela que 11% dos 3 mil desenvolvedores entrevistados afirmaram terem sido demitidos nos últimos 12 meses, tanto em estúdios AAA quanto em canais independentes. No geral, 41% dos profissionais do setor de jogos foram impactados pelas demissões, seja por terem sido dispensados ou por terem suas equipes afetadas por cortes – um aumento em relação aos 35% registrados no ano anterior.
De acordo com a pesquisa, o principal motivo para os estudos realizarem demissões foi a reestruturação, seguido por queda na receita e mudanças no mercado. No entanto, 19% dos desenvolvedores disseram que “nenhuma razão foi dada” para os cortes em seus locais de trabalho.

58% dos entrevistados expressaram “algum nível de preocupação” de que mais reduções de equipe ainda estão por vir neste ano. Como informa a Variety, companhias de jogos que fizeram grandes demissões em 2024 incluem gigantes como Microsoft, Sony, Riot Games, Take-Two, EA, Epic Games e Ubisoft, entre outras.
Os próprios desenvolvedores apontaram no estudo diversos fatores para o aumento nas dispensas, como a superexpansão durante a era da pandemia, o aumento dos custos de produção, o declínio do interesse dos jogadores e a má liderança empresarial.
Outro ponto relevante levantado pelo estudo é o crescente impacto da inteligência artificial generativa na indústria. Enquanto 13% dos entrevistados veem a IA de forma positiva, 30% afirmam que ela tem tido um impacto negativo – um aumento de 12% em relação a 2023.
Adicionalmente, 13% dos desenvolvedores disseram que seus jogos estão sendo (ou foram) adaptados para filmes, séries e outras mídias, refletindo o crescente interesse de Hollywood pelos games após sucessos como “Fallout” e “The Last of Us”.