“Godzilla Minus One”: Vencedor do Oscar chega à Netflix

O final deixa uma sugestão de que a história de "Godzilla Minus One" pode não ter terminado.

Por Redação Categoria Nerd
5 Min Read
Resumo
  • "Godzilla Minus One" chegou ao catálogo da Netflix, sendo disponibilizado no idioma original e dublado com opções de legendas disponíveis.
  • O blockbuster japonês ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais deste ano; sendo o primeiro filme de Godzilla a fazer isto.
  • Dirigido por Takashi Yamazaki, o filme segue o piloto kamikaze Kōichi Shikishima, explorando temas de culpa, perda e resistência humana. Confira mais detalhes sobre o filme na reportagem.

O aclamado blockbuster “Godzilla Minus One”, vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais deste ano, finalmente chegou ao streaming: o longa agora pode ser assistido na Netflix.

Isso acaba com meses de incerteza sobre o lançamento do filme no streaming. “Godzilla Minus One” está disponível para ser assistido tanto no idioma original quanto dublado em português (e outros idiomas) com opções de legendas disponíveis.

Dirigido por Takashi Yamazaki, o blockbuster japonês, lançado em novembro de 2023, conquistou o mundo, tornando-se o filme de Godzilla de maior bilheteria já produzido no Japão. Também é o primeiro da franquia Godzilla a conquistar uma estatueta do Oscar.

Sobre o que é “Godzilla Minus One”?

“Godzilla Minus One” não é um remake ou prequela, mas sim uma nova história ambientada logo após a Segunda Guerra Mundial, principalmente em 1947. O filme segue o piloto kamikaze Kōichi Shikishima, que abandona sua missão e se vê diante da primeira aparição de Godzilla no Japão.

Trailer dublado de “Godzilla Minus One”.

A chegada de Godzilla, uma criatura colossal que destrói tudo em seu caminho, coloca Shikishima em uma jornada emocionante para se redimir e proteger aqueles que ama. O filme explora temas como culpa, perda e a capacidade humana de resistir à adversidade, tudo em meio a uma batalha épica contra o monstro icônico.

Como termina? Em uma emocionante sequência inspirada em “Tubarão”, Shikishima e sua equipe tentam deter Godzilla, mas acabam vivenciando tragédias pessoais. O filme culmina em um plano desesperado para deter o kaiju, com reviravoltas inesperadas.

O final deixa uma sugestão de que a história de “Godzilla Minus One” pode não ter terminado, com a revelação de um hematoma no pescoço de uma personagem, composto pelas células do monstro. 

Qual o significado do título “Godzilla Minus One”?

Cena de “Godzilla Minus One”. Foto: Netflix

O título “Godzilla Minus One” carrega significados múltiplos, como o retrocesso diante do surgimento do monstro no país em reconstrução, e o sentimento de “perda” que assombra os protagonistas.

“O maior [significado] é como as pessoas se levantam de um Japão do pós-guerra que está em zero, e então Godzilla chega, tornando a situação ainda pior e mais trágica”, disse o diretor Takashi Yamazaki em entrevista coletiva em 2023. “É ambientado antes mesmo da época do Godzilla original, então, nesse sentido, também é um ‘menos’. É também um ‘menos um’ no sentido de uma aceleração – um retrocesso [que permite que você] se recupere diante de tempos difíceis. Também pode ser um sinal negativo de perder alguma coisa, e espero que as pessoas sintam os vários significados deste filme enquanto o assistem.”

Elenco de “Godzilla Minus One”

  • Ryunosuke Kamiki como Kōichi Shikishima, um ex-piloto kamikaze
  • Minami Hamabe como Noriko Ōishi, uma jovem órfã no bombardeio de Tóquio
  • Yuki Yamada como Shirō Mizushima, um tripulante de caça-minas acompanhado por Shikishima
  • Munetaka Aoki como Sōsaku Tachibana, técnico do Serviço Aéreo da Marinha 
  • Hidetaka Yoshioka como Kenji Noda, um engenheiro de armas navais do caça-minas 
  • Sakura Ando como Sumiko Ōta, vizinha de Shikishima
  • Kuranosuke Sasaki como Yōji Akitsu, capitão do navio caça-minas
  • Sae Nagatani como Akiko, uma jovem órfã adotada por Shikishima e Ōishi
  • Miou Tanaka como Tatsuo Hotta, capitão de um navio de guerra
  • Yûya Endô como Tadamasa Saitō

“Godzilla Minus One” faz parte do MonsterVerse?

Pôsteres oficiais de “Godzilla Minus One” da Toho Studios e “Godzilla e Kong: O Novo Império” da Legendary/Warner Bros. Fotos: IMDb

Resposta rápida: não.

Enquanto “Godzilla Minus One” é um filme da Toho Studios, criadora da franquia Godzilla. De acordo com a Netflix, o filme se enquadra na era Reiwa da franquia japonesa, que começou em 2016 com o lançamento de “Godzilla Resurgence”.

O MonsterVerse, por sua vez, é uma franquia própria da Legendary e Warner Bros. baseada na icônica história de Godzilla e outros kaiju. Até o momento o MonsterVerse gerou quatro filmes: “Godzilla” de 2014, “Kong: A Ilha da Caveira” de 2017, “Godzilla vs. Kong” de 2021 e “Godzilla x Kong: O Novo Império” deste ano.

Compartilhe