Netflix não quer mais divulgar números de assinantes

No futuro, a plataforma só informará o número de assinantes quando for uma notícia positiva.

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read
Resumo
  • A Netflix anunciou que irá descontinuar a divulgação do número de assinantes do seu serviço a partir do próximo ano.
  • A empresa irá se ficar em destacar o crescimento de suas receitas e o tempo de visualização gasto em sua plataforma.
  • A Netflix argumenta que, em seus primeiros anos, quando tinha pouca receita e lucro, o crescimento de assinantes era um indicador de seu potencial futuro. Mas agora esses dados não seriam tão relevantes.

A Netflix anunciou que, a partir do próximo ano, irá descontinuar a divulgação do número de assinantes do seu serviço. Em vez disso, a empresa irá se concentrar em destacar o crescimento de suas receitas e o tempo de visualização gasto em sua plataforma.

“Nos nossos primeiros dias, quando tínhamos pouca receita ou lucro, o crescimento do número de associados era um forte indicador do nosso potencial futuro”, afirmou a empresa em carta aos acionistas. “Mas agora estamos gerando lucro e fluxo de caixa livre muito substanciais.”

No futuro, a Netflix só informará o número de assinantes quando for uma notícia positiva. Embora não vá divulgar mais atualização do número de assinantes a cada trimestre, a Netflix afirmou que anunciará “marcos importantes de assinantes à medida que os ultrapassarmos”, como a marca de 300 milhões de assinantes que a plataforma se aproxima.

Uma televisão com o logotipo da Netflix. Foto: Vox Media

A Netflix possui atualmente quase 270 milhões de assinantes pagantes em todo o mundo, com mais de 500 milhões de pessoas assistindo a seus conteúdos em sua plataforma.

A empresa planeja tentar novas estratégias para conseguir mais assinantes, como a introdução de novos níveis de planos (incluindo um mais barato com anúncios) e medidas contra o compartilhamento de senhas com amigos. Além disso, a plataforma vem constantemente ampliando seu catálogo de jogos.

A Netflix disse em janeiro que o envolvimento dos usuários com os jogos do serviço triplicou em 2023 após adicionar títulos como “Grand Theft Auto (GTA)”, “Hades”, “Dead Cells”, “Braid” e muito mais, em seu catálogo. Também há jogos de títulos de produções originais como “Stranger Things”.

A decisão da Netflix de parar de compartilhar números de assinantes segue uma tendência da estratégia adotada por empresas de tecnologia, como a Meta (Facebook) e a Apple.

Em fevereiro, Meta anunciou que não iria mais detalhar o número de usuários diários e mensais do Facebook a cada trimestre, mas apenas revelaria quantas pessoas usaram coletivamente suas plataformas (Facebook, WhatsApp, Messenger e/ou Instagram). Em 2018, a Apple, por sua vez, também parou de informar o número de seus dispositivos como iPhones e Macs vendidos a cada trimestre.

No entanto, as métricas de número de assinantes e/ou vendas são um sinal importante para o mercado, pois mostram se uma empresa está em crescimento, estagnada ou queda.

Compartilhe