O Twitch, uma das plataformas líderes em transmissões ao vivo, está implementando mudanças em suas ferramentas de filtragem. A plataforma agora permite filtrar transmissões ao vivo que foram rotuladas como incluindo temas adultos como conteúdo sexual, violento e profano.
Além disso, o Twitch está introduzindo uma nova ferramenta relacionada, que desfoca miniaturas de visualização para streams com temas explícitos. Este recurso será ativado por padrão e pode ser ativado ou desativado nas configurações do usuário. No entanto, se você seguir um canal, a miniatura não ficará desfocada, mesmo que seus rótulos de classificação excluam o conteúdo exibido.
As novas ferramentas de filtragem de conteúdo podem ser configuradas acessando o painel de configurações da plataforma na aba “Preferências de conteúdo”. Veja uma captura de tela abaixo:

Como é feita a classificação de conteúdo explícito na Twitch? As diretrizes de classificação de conteúdo recentemente introduzidas pelo Twitch exigem que os criadores rotulem adequadamente suas transmissões ao vivo se estas incluírem imagens sexuais, violência gráfica, palavrões excessivos, uso de drogas ou outros temas adultos. Esses rótulos também se aplicam ao streaming de jogos classificados para adultos.
Na prática, essas atualizações permitem que os espectadores ocultem categorias inteiras de acordo com suas preferências de conteúdo, permitindo-lhes personalizar o tipo de transmissão que gostariam de ver sugerido, excluindo o que eles não gostariam de ver.
O Twitch vem tentando definir suas políticas em relação a conteúdo sexual já há algum tempo. Recentemente abriu a plataforma para a nudez, desde que devidamente rotulado, antes de mudar de ideia. Atualmente, a plataforma exige que os streamers cubram suas partes íntimas e rotulem a transmissão se há conteúdo explícito.
“Acreditamos que o Twitch deve ser um lugar acolhedor para todos e reconhecemos que o conteúdo apreciado por alguns pode não ser adequado para outros. Nosso objetivo com essas mudanças é tornar mais fácil para você ter uma experiência Twitch certa para você e escolher as comunidades das quais deseja fazer parte.”
Jeremy Forrester, chefe de produto da comunidade do Twitch, sobre as novas diretrizes e ferramentas de filtragem da plataforma no blog oficial da empresa.