Trailer de “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” apresenta primeiro super-herói asiático da Marvel

Por Redação Categoria Nerd
10 Min Read

O Capitão América está aposentado, o Homem de Ferro está morto, assim como vários outros super-heróis do Universo Cinematográfico da Marvel. Então à medida que o MCU continua com sua era pós-“Vingadores: Ultimato” conhecemos novos super-heróis, marcando finalmente a inclusão de grupos anteriormente subrepresentados em suas produções.

“Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” não é diferente. O próximo filme da Marvel, fará exatamente isso ao apresentar o ator canadense-asiático Simu Liu como o primeiro super-herói asiático do Universo Cinematográfico da Marvel: Shang-Chi, um mestre das artes marciais originalmente treinado para ser um assassino pela vilã organização Dez Anéis e que se rebelou contra ela.

Conforme o trailer revela, apesar de tentar escapar da teia da Dez Anéis, Shang-Chi não poderá escapar de quem ele é e, assim, deverá “enfrentar o passado que ele pensou ter deixado para trás quando é atraído para a teia da misteriosa organização Dez Anéis”. Assista (dublado/legendado):

O trailer começa com o pai de Shang-Chi, Wenwu (Tony Leung) – também conhecido como Mandarim – dizendo a seu filho que ele teve uma década para viver sua vida, e agora é hora de se juntar a ele como parte da organização clandestina conhecida como os Dez Anéis. “Filho, é hora de você tomar o seu lugar ao meu lado”, diz ele claramente pressionando seu filho Shang-Chi à fazer o que ele queria.

Então, o trailer revela que Shang-Chi foi treinado para se tornar um assassino da organização vilã por seu pai quando criança. Apesar de se afastar daquela vida e ter se estabelecido em São Francisco, ele é atraído de volta ao mundo do seu pai. A partir disso, o que se desenrola em meio à ação das artes marciais é uma história centrada em um drama familiar – e um com o verdadeiro mandarim, não a imitação de Trevor Slattery de “Homem de Ferro 3”.

Aliás, este teaser apresentando o primeiro olhar de “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” foi lançado em 19 de abril por um motivo especial: É o aniversário de 32 anos de Simu Liu, que estrelará o filme no papel de Shang-Chi. “Quem disse que você só pode RECEBER presentes no seu aniversário?” escreveu Liu no seu Twitter, compartilhando a imagem de um poster do filme. “Hoje, vou dar uma primeira olhada no teaser e pôster de ‘Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis’!! Chegando aos cinemas em 3 de setembro”.

Embora revele muitas coisas, o trailer, no entanto, não apresenta referências claras sobre onde “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” está definido na linha do tempo do MCU. De acordo com o que vemos do trailer, o mundo parece estar em um lugar relativamente bom, o que pode desconsiderar a teoria de que o filme se passa durante o Blip. Os breves vislumbres da vida do MCU após Thanos mostraram um mundo de luto e caos, mas não é assim que as filmagens do trailer de “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” parecem o que, conforme observa o ScreenRant, pode significa que o filme é ambientado após “Vingadores: Ultimato” em 2023 ou 2024.

Aliás definir “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” em algum momento de 2023 e 2024 faria mais sentido com a forma com a Fase 4 do MCU está se desenrolando em grande parte. Isso permite que a franquia introduza um novo super-herói ao seu universo compartilhado de filmes e séries e traz um novo ponto de entrada para a narrativa maior. Aliás, isso também poderia evitar a necessidade do MCU ter de explicar porque Shang-Chi não ajudou na batalha contra Thanos em “Vingadores: Ultimato”.

Dito isso, o filme está chegando muito tempo depois do previsto. “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” iniciou suas filmagens ainda em fevereiro de 2020 com planos de filmar na Austrália e em New South Wales. Pouco depois, a produção foi interrompida devido ao fechamento e bloqueios em todo mundo devido à pandemia de coronavírus. O elenco e a equipe do MCU não foram capazes de se reunir novamente até o início de agosto daquele ano para completar as gravações e isso, é claro, embaralhou as datas de lançamento do filme.

Originalmente “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” estava programado para chegar aos cinemas em 12 de fevereiro de 2021, apenas para coincidir com o primeiro dia do Ano Novo Chinês. Porém por conta de problemas por causa da pandemia os planos de filmagens foram drasticamente alterados e o longa foi adiado para maio do mesmo ano. Porém, à medida que a pandemia piorava, os cinemas continuavam fechados e a Disney não queria perder dinheiro lançando o filme no Disney+, o estúdio empurrou a estreia de “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” para julho de 2021 e eventualmente, depois disso, para 3 de setembro deste ano; o filme ainda só chegará aos cinemas (estejam eles abertos ou não – eles não dão a mínima).

Como eles dizem nos anúncios do Marvel Studios sobre “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”, os fãs podem “experimentá-lo apenas nos cinemas” quando for lançado em 3 de setembro pagando ingressos altos, mas não tão altos quanto o dinheiro gasto no Premier Access do Disney+.

Então, isso significa que a estratégia de lançamento de “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” é diferente da utilizada para “Viúva Negra” e outros filmes da Disney; basicamente, caso você tenha estoque infinito de dinheiro, poderá gastar uns R$ 70,00 para assistir o tão, tão atrasado “Viúva Negra”, o filme de origem da personagem de Scarlett Johansson, no Disney+, o serviço de streaming que você, é claro, já paga.

“Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” pegará elementos das páginas dos quadrinhos da Marvel, mas os apresentarão por meio de lentes modernas para evitar estereótipos negativos. Por exemplo, como observa o /Film, o longa também apresenta a estreia de Tony Leung como o mandarim “real” após o impostor de Ben Kingsley em “Homem de Ferro 3” – uma figura elevada da Marvel cuja representação percorreu a linha preocupante da caricatura racista.

A história do filme gira em torno de Shang-Chi, um artista marcial treinado pela organização Dez Anéis desde que era criança, será atraído de volta para o grupo enquanto é forçado a enfrentar seu passado. Seu pai, Wenwu (Mandarim), é o atual líder dos Dez Anéis, que nos quadrinhos era uma organização terrorista determinada a destruir a paz mundial. Os Dez Anéis estão por aí no MCU desde o início, visto que eles estavam por trás do sequestro de Tony Stark em “Homem de Ferro”. Ao mergulhar em seu passado, Shang-Chi também será forçado a revelar seus verdadeiros poderes para aliados próximos como a Katy de Awkwafina.

Quanto ao elenco de “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”, no centro do longa está Simu Liu, que interpreta o próprio Shang-Chi; Awkwafina também estrela o filme no papel da amiga próxima de Shang-Chi, Katy; o pai de Shang-Chi é retratado como Wenwu (também conhecido como “O Mandarim”), interpretado por Tony Leung; e, por fim, o restante do elenco de destaque divulgado será composto por nomes como Fala Chen, Florian Munteanu, Ronny Chieng, Michelle Yeoh e Meng’er Zhang.

Isso significa que pela primeira vez no MCU teremos um elenco predominantemente asiático. “Você não pode fugir de quem você realmente é” e nem a Marvel da evolução do mundo! Como dito acima, à medida que o Universo Cinematográfico da Marvel continua com sua era pós-“Vingadores: Ultimato” conhecemos novos super-heróis, finalmente marcando a inclusão de grupos subrepresentados em suas produções. “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” é um desses filmes e, além desse, ainda tem “Eternos”, outro filme atrasado da Marvel que, embora seja estrelado por vários atores brancos, terá parte do elenco diversificado.

“Shang-Chi e A Lenda dos Dez Anéis” é dirigido por Destin Daniel Cretton e produzido por Kevin Feige e Jonathan Schwartz, com Louis D’Esposito, Victoria Alonso e Charles Newirth atuando como produtores executivos. David Callaham, Destin Daniel Cretton e Andrew Lanham escreveram o roteiro.

Compartilhe