O termo havaiano ohana, que significa família, pode ser mais conhecido por sua popularização pelo filme animado da Disney “Lilo & Stitch”. E, assim como aquela comédia de amadurecimento povoada por alienígenas, o filme da Netflix “Em Busca de ‘Ohana” revela uma aventura em meio a um problema familiar e o legado da cultura havaiana.
“Em Busca de ‘Ohana” gira em torno de Pili e Ioane, dois irmãos que, durante suas férias de verão na casa de seu avô no Havaí, acabam entrando em uma aventura de caça ao tesouro, que os levará a descobrir mais sobre suas origens havaianas. Na verdade toda a aventura começa, quando os dois, que frequentemente estão em desacordo, são arrancados de suas vidas no Brooklyn para terem que ir para a casa do seu avô, depois que sua mãe, Leilani, se muda para sua casa de infância sem Wi-Fi em Oahu para cuidar de seu pai.
O avô de Pili e Ioane teve um ataque cardíaco e não está bem, mas, apesar disso, os dois irmãos não estão muito felizes por ter que passar suas férias lá em Oahu, ainda mais por que por lá não tem Wi-Fi. Eventualmente, Pili descobre um diário antigo, que supostamente pode levar à um lendário tesouro, que está perdido há muito tempo.
Ao descobrir que seu avô está com dificuldades financeiras e poderá perder sua casa, Pili sai em busca do tesouro, mas seu irmão mais velho, Ioane, está cético quanto a lenda, e chega a debochar de sua irmã. Mas quando, eventualmente Ioane decide resgatar sua irmã, que “pensa que é Indiana Jones”, eles (junto com seus novos amigos) ocupam seu tempo perseguindo um antigo tesouro, que os levará a descobrir muitas coisas.

O longa é fortemente influenciado por “Goonies”, só que é ambientado no Havaí. Na verdade, se isso não estiver claro o suficiente, em certo ponto do trailer, é incluído uma cena recriando o pôster do filme dos anos 1980. E, além disso, Ke Huy Quan, que interpretou Data, o inventor dos Goonies, faz parte do elenco de “Em Busca de ‘Ohana”.
No entanto, embora seja obviamente inspirado naquele filme, “Em Busca de ‘Ohana” traz seus elementos próprios, incluindo uma revitalizada para a história de caça ao tesouro, que é contada através da perspectiva da cultura havaiana. “Um verão na zona rural de O’ahu dá uma reviravolta emocionante para dois irmãos criados no Brooklyn quando um diário apontando para um tesouro perdido os coloca em uma aventura épica com novos amigos e os leva a se reconectar com sua herança havaiana”, afirma uma descrição oficial.
Kea Peahu, que interpreta Pili, falou sobre como ela, sendo uma pessoa de origem havaiana, foi mergulhar na cultura havaiana. “Estou muito feliz que este filme mostre a cultura havaiana, o que é importante sobre ela e nós representamos, como realmente é apresentado, então estou muito feliz”, diz Peahu em entrevista ao CBR. “Estou muito feliz que este filme divulgue o Havaí e estou muito feliz que as pessoas possam vê-lo e aprender algumas lições quando assistirem a este filme”.
O longa de caça ao tesouro configura o seu final com uma nota vitoriosa quando a jovem Pili, seu irmão Ioane e suas paixões Casper e Hana encontram o tesouro após navegarem por vários túneis, armadilhas mortais e uma piscina perigosa sob uma montanha no Rancho Kualoa. No entanto, conforme eles começam a comemorar sua descoberta, Hana percebe que tem que deixar tudo para trás porque a caverna é um local de descanso que eles invadiram.
“Em Busca de ‘Ohana” evita um clichê de filmes de caça ao tesouro. As crianças vão para casa de mãos vazias, ao contrário de outros filmes do gênero. Na sua aventura, eles percebem que a família é o maior tesouro. Eles voltam para o Havaí e ajudam Kimo a pagar suas contas. Então, não é exatamente como “Os Gonnies”, mas eles conseguem superar suas dificuldades. Eles estão felizes por estarem juntos, desfrutando de sua herança e tradições.
“O tema do filme não é a riqueza sendo coisas materiais – é a família. Kimo sempre os ensinou que um lar feliz é quando eles são um, e esta é a mensagem que eles receberam de seu pai também”, explica publicação do CBR. “O soldado caído deixando a moeda de Kimo para trás é o verdadeiro tesouro, pois os ensina a amar uns aos outros, porque os laços que compartilham são o verdadeiro tesouro. O fato de eles nunca cogitarem de vender as moedas de Kimo diz tudo. Tem muito mais significado do que valor monetário e é o que incentiva Pili e Ioane a abraçar o espírito da ilha e o legado genuíno e benevolente de sua família”.

A sinopse completa é esta: “Pilialoha ‘Pili’ Kawena, campeã de Geocache, de 12 anos, é retirada de sua agitada vida em Nova York para passar um tempo na zona rural de O’ahu com seu irmão na casa de seu avô. Inicialmente cética sobre o local, Pili encontra o diário de um pirata enigmático no estúdio de seu papai, sugerindo um tesouro naufragado de 200 anos escondido nas cavernas e montanhas da ilha. Com seu irmão mais velho e novos amigos a reboque, ela usa suas habilidades de resolução de pistas para conduzi-los em uma aventura de uma vida pelas maravilhas naturais do Havaí. À medida que aprende a respeitar e amar sua cultura nativa, ela também descobre que nem todos os segredos devem ser compartilhados e que o verdadeiro tesouro da vida é ‘ohana – sua família”.
“Em Busca de ‘Ohana” é estrelado por Kea Peahu e Alex Aiono como seus respectivos irmãos Pili e Ioane. O filme é dirigido por Jude Weng, que também trabalhou em projetos como “iZombie”, “Shameless” e “Young Sheldon”. Christina Strain, roteirista de “The Magicians”, escreve o roteiro do longa.
O filme de aventura infantil e familiar chegou na Netflix apenas pouco tempo após o lançamento de “Pequenos Grandes Heróis”, mostrando como a plataforma está interessada em aumentar ainda mais seu catálogo de conteúdos desse gênero. Aliás, o lançamento de “Em Busca de ‘Ohana” continua com o ambicioso plano da Netflix de lançar novos longas originais todas as semanas durante todo o ano de 2021.