Joss Whedon deixa “The Nervers”, série da HBO, em meio a investigação por má-conduta no set de “Liga da Justiça”

Por Redação Categoria Nerd
5 Min Read

“The Nervers”, uma próxima série de ficção científica da HBO, finalmente está seguindo sem Joss Whedon na produção. O AvClub está relatando que Whedon, que seria showrunner, roteirista, diretor e produtor, não está mais trabalhando na série da HBO. Esse afastamento acontece no meio de uma investigação sobre o comportamento de Whedon no set de “Liga da Justiça”, que é descrito como “abusivo” e “não profissional”.

Enquanto as circunstâncias da saída de Whedon da série ainda são um pouco obscuras, a concisão declaração da HBO parece reveladora: “Nós nos separamos de Joss Whedon”, disse o porta-voz da rede. “Continuamos entusiasmados com o futuro de ‘The Nevers’ e esperamos sua estreia no verão de 2021” – Whedon, por sua vez, alegou em um longo comunicado que se afasta por estar exausto.

A série é descrita como um drama épico de ficção científica sobre uma gangue de mulheres da Inglaterra vitoriana que se encontram tendo habilidades incomuns, inimigos implacáveis ​​e uma missão que pode mudar o mundo, ou seja uma trama bastante genérica.

Laura Donnelly e Olivia Williams estão a bordo para estrelarem nos papéis principais, e claro, como as duas são brancas, Whedon não precisaria passar efeitos visuais para clarear o tom de suas peles, como Ray Fisher relatou que ele já fez anteriormente.

Isso tudo deve ser analisado, observando a decadência pública da reputação de Whedon nos últimos anos, uma descendência um tanto notável para um cara que já foi um diretor muito requisitado de série e o diretor de filmes de super-heróis de grande bilheterias.

Entre outras coisas, Whedon está atualmente no centro de uma investigação da WarnerMedia (controladora da HBO) envolvendo denúncias de seu comportamento “abusivo” e “não-profissional” no set de “Liga da Justiça”, denúncias feitas até pelo astro do filme, Ray Fisher. Ao mesmo tempo o diretor original Zack Snyder expressou total desprezo pelo filme de Whedon, não muito diferente da maioria dos fãs da DC e da crítica especializada.

Whedon tem ficado em silêncio em meio as denúncias crescentes, falando apenas para refutar a afirmação de que ele alterou digitalmente o tom de pele das pessoas de cor escura do filme, alegando que Fisher não teria provas disso, e que teria ouvido de outrem.

Seja como for, é fato que estranhamente Whedon cortou diversos personagens não-brancos de “Liga da Justiça”, incluindo a personagem Iris West, que era o interessa amoroso de Flash no filme, e reduziu drásticamente a participação do Cyborg e toda sua história. Caso você pesquise descobrirá que em nenhum de seus filmes e séries, um ator ou atriz de cor assumiu um papel de liderança.

Isso tudo não pode deixar de colorir sua saída de “The Nervers”, mas Whedon atribuiu sua saída à incapacidade de enfrentar “os desafios físicos de fazer uma série tão grande durante uma pandemia global”, pelo menos foi o que ele alegou em seu comunicado, que será reproduzido a seguir (em um único páragrafo): “Este ano de desafios sem precedentes impactou minha vida e perspectiva de maneiras que eu nunca poderia ter imaginado e, embora o desenvolvimento e a produção de ‘The Nevers’ tenham sido uma experiência alegre, percebo que o nível de comprometimento necessário para seguir em frente, combinado com o físico. Os desafios de fazer uma série tão grande durante uma pandemia global são maiores do que eu posso suportar sem que o trabalho comece a sofrer. Estou genuinamente exausto e estou recuando para aplicar minha energia marcial em direção à minha própria vida, que também está à beira de uma mudança emocionante. Estou profundamente orgulhoso do trabalho que fizemos; Sou grato a todo meu elenco e colaboradores extraordinários, e à HBO pela oportunidade de moldar mais um mundo estranho. ‘The Nevers’ é um verdadeiro trabalho de amor, mas depois de mais dois anos de trabalho, o amor é tudo o que tenho a oferecer. Nunca vai desaparecer”.

Compartilhe