Os fãs do universo Star Wars podem estar animados para ver Cobb Vanth retornar no episódio desta semana de “The Book of Boba Fett”, mas o criador do personagem está chateado pela falta de créditos.
Antes de Cobb Vanth surgir no universo de filmes e séries de Star Wars, o personagem foi criado por Chuck Wendig para a trilogia de livros “Aftermath”. Sabendo que Wendig ajudou a dar vida a Cobb Vanth, era de se esperar que ele recebesse os créditos na série do Disney+, “O Livro de Boba Fett”.
Mas este não foi o caso.
“Sempre gosto quando as grandes propriedades da mídia têm um agradecimento especial aos escritores e criadores que contribuíram para seus mundos e histórias”, escreveu Wendig nas mídias sociais, “e é uma chatice quando eles não fazem isso, e eu trago isso à tona sem absolutamente nenhuma razão e eu quase certamente excluirei este tweet”.
Esta é uma questão que tem sido discutida muitas vezes no passado recente.
Isso tem sido um tópico constante em torno dos universos de Star Wars e Marvel (ambos de propriedades da Disney), pois as duas franquias se baseiam em livros e quadrinhos, elas frequentemente impulsionam personagens que foram criados por autores e artistas com um perfil menor.
E, como observa o ScreenRant, apesar de lucrar com esses personagens, essas propriedades pouco fazem para honrar os criadores.
De fato, a Lucasfilm/Disney precisa homenagear os criadores que ajudaram a criar e/ou moldar o universo de Star Wars. Se o estúdio está disposto a usar Cobb Vanth em séries como “The Mandalorian” e “O Livro de Boba Fett”, eles devem creditar quem ajudou a criar o personagem. Esperamos que a Lucasfilm comece a se sair melhor no futuro.
O caso de Wendig, que é razão pela qual Cobb Vanth existe, não ter sido creditado pelo seu trabalho é mais um exemplo disso.
A série continua a jornada de Boba Fett depois do seu retorno ao universo Star Wars na segunda temporada de “The Mandalorian”, onde foi revelado que ele sobreviveu ao fosso Sarlacc de “O Retorno de Jedi” e salvou Fennec Shand de seu ferimento mortal anteriormente na primeira temporada.
“[O Livro de Boba Fett] encontra o lendário caçador de recompensas Boba Fett e a mercenária Fennec Shand navegando pelo submundo da Galáxia quando retornam às areias de Tatooine para reivindicar o território antes governado por Jabba the Hutt e seu sindicato do crime”, diz a sinopse oficial.
“O Livro de Boba Fett” estreia semanalmente no Disney+.