Quem ganhou com visita do atual presidente aos EUA foi o Trump

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

Como já é costume a Categoria Nerd costuma noticiar algumas notícias relevantes para que você fique por dentro dos principais assuntos, dessa vez faremos uma análise da visita do atual presidente brasileiro aos EUA, na qual no final das contas quem mais ganhou com a visita foi Donald Trump.

  • Brasil entregou na visita a Base de Alcântara, que têm a melhor localização do mundo para lançar misseis e foguetes a estratosfera.
  • Fim da exigência de vistos para estadunidenses, isto vai custar algumas dezenas de milhões para o Brasil e o país norte-americano não pretende facilitar vistos para brasileiros, na verdade o contrário disso, gestão de Trump quer facilitar a expulsão de cidadãos brasileiros do país.
  • O Brasil abriu mão de vantagens na OMC (Organização Mundial do Comércio), dificultando para os empresários de um país em desenvolvimento.
  • Compra de toneladas e mais toneladas de trigo dos EUA, sem tarifação. O que segundo alguns especialistas pode quebrar a produção de trigo no Brasil e Argentina.
  • O atual presidente também liberou geral para importação de suínos estadunidenses.

Na visita o atual presidente combinou com o seu ídolo e mandatário dos Estados Unidos, Donald J. Trump atacar militarmente a Venezuela, vale lembrar que a Venezuela tem mais poderio militar que o Brasil.

Em troca de tantas concessões o atual presidente volta dos EUA com um saco de promessas vazias:

  • Em troca da importação de trigo e suínos estadunidenses uma promessa de visita para inspeção de carne brasileira.
  • Em troca de abrir mão dos direitos na OMC uma promessa de apoio na OCDE (Operação para cooperação e desenvolvimento econômico) um, por suposto, “clube de ricos”. A OCDE na prática é uma extensão do império dos Estados Unidos, que oferece algumas “vantagens” a quem coopera completamente com o país norte-americano. Há países que entraram para OCDE sem renunciar a OMC e por isso tem mais voz lá, como é o caso da Coreia do Sul.
  • Em troca de entregar a melhor localização do mundo para lançamento de mísseis e foguetes, a base de Alcântara, Trump concedeu ao Brasil fazer parte da OTAM (organização do tratado do atlântico norte), na qualidade de extra-OTAM, isso porque o país fica localizado no atlântico sul. Vale lembrar que Trump já criticou diversas vezes a organização por não servir pra nada. Na prática o Brasil vai poder comprar materiais militares dos EUA.

“Houve, de fato, uma vitória diplomática na visita do presidente [brasileiro] a Washington, […] o vitorioso foi o presidente Donald Trump.” disse o Estadão e com razão.

 

Compartilhe