Zack Snyder originalmente planejou que o filho do Superman e Lois Lane se tornasse no Batman

Por Redação Categoria Nerd
8 Min Read

Após anos, “Liga da Justiça de Zack Snyder” está finalmente disponível para assistir e com o lançamento do filme temos alguns vislumbres de como o Universo Estendido da DC poderia ter sido – ou seja, toda a versão que Snyder planejou para a linha do tempo dos futuros filmes da DC (especialmente agora, que o próprio Snyder afirmou que a Warner Bros. ainda não manifestou interesse em mais dos filmes que ele planejava para o DCEU).

Um desses enredos em potenciais tem a ver com uma nova figura, que eventualmente viria a assumir o manto do Batman, substituindo Bruce Wayne após o final de seu tempo combatendo o crime. E esse alguém era ninguém menos que o Bruce Kent – o filho de Clark Kent (o Superman) e Lois Lane – que Snyder planejava introduzir nas duas sequências planejadas.

“Seria o filho de Lois e Superman”, Snyder explicou durante entrevista com a Vanity Fair. “Ele não tem nenhum poder, e então ele iria acabar sendo o novo Batman”. Conforme ele continua a explicar, os filmes teriam passado para uma cena no futuro, onde Lois e Clark apresentam o agora adulto Bruce e seu amigo caído e seu homônimo: “Vinte anos depois, no aniversário da morte [do Batman], eles levam o jovem Bruce Kent para a Batcaverna e dizem: ‘Seu tio Bruce ficaria orgulhoso se você fizesse isso'”.

Ben Affleck como Batman em “Liga da Justiça”, da Warner Bros. Foto/Reprodução

Todos esses acontecimentos seriam unicamente para construir um outro ponto da trama planejada, no qual o Batman teria morrido durante uma das sequências de “Liga da Justiça” (que agora estão canceladas), tendo desistido de sua vida para salvar Lois. Com isso em mente, Snyder então explica que originalmente queria que houvesse um romance entre os dois personagens, algo que o estúdio não estava a bordo, então a motivação de Bruce foi mudada. Porém o seu sacrifício permaneceu o mesmo.

“A intenção era que Bruce se apaixonasse por Lois e então percebesse que a única maneira de salvar o mundo era trazer o Superman de volta à vida”, continua o diretor sobre o que ele queria fazer com toda aquela história planejada. “Então ele teve esse conflito insano, porque Lois, é claro, ainda estava apaixonada pelo Superman. Tivemos um lindo discurso em que [Bruce] dizia a Alfred: ‘Nunca tive uma vida fora da caverna. Nunca imaginei um mundo para, ‘Estou além disso. Mas essa mulher me faz pensar que, se eu conseguir reunir esse grupo de deuses, meu trabalho está feito. Posso desistir. Posso parar’. E, é claro, isso não funcionaria para ele”.

Apesar desta subtrama não estar presente em “Liga da Justiça de Zack Snyder”, o diretor disse que o Batman ainda seria forçado a reconhecer sua culpa após não pisar na frente de uma explosão que mataria Lois, o que automaticamente levaria a um Superman de coração partido perdendo a vontade de lutar, o que daria ao Darkseid a oportunidade de assumir o controle dele, que por sua vez levaria à morte de alguns de seus companheiros, bem como de inúmeros civis.

“O mundo cai porque Superman sucumbe à Equação Anti-Vida”, explicou Snyder sobre como isso, por sua vez, se ligaria à sequência de Knightmare que ele também incluiu em “Batman Vs. Superman”, de 2015. “Isso é o que o mundo pós-apocalíptico é: Superman apenas procurando por Batman para matá-lo e obter sua vingança pela morte de Lois”.

Claro, eventualmente isso tudo seria desfeito com o Cyborg enviando o Flash de volta ao passado para que pudesse avisar Bruce para entrar na frente da explosão, sacrificando assim sua própria vida para salvar Lois e o restante do mundo do que Superman faria. Na verdade, de acordo com outro boato compartilhado por Snyder, as ações de Batman no passado também teriam salvado a vida de seu sucessor.

“Lois está grávida no final do filme”, disse Snyder se referindo à uma cena onde um teste de gravidez que pode ser visto na mesa de cabeceira da personagem, explicando ainda que esta nova reviravolta era planejava antes de precisar deixar o projeto em 2017. “Essa sempre foi minha esperança, mas eles me fizeram não fazer isso, originalmente. Mas eu consegui”.

A cena “Liga da Justiça de Zack Snyder” que indica que Lois Lane poderia estar grávida. Foto/HBO Max

Se você não gasta muito tempo na Internet ou não é muito fã de filmes de quadrinhos, pode não estar ciente de como este anúncio é importante. Snyder dirigia o longa de super-heróis quando precisou se afastar devido à morte de sua filha, Autunm Snyder. Embora o cineasta tenha filmado a maior parte do longa, o diretor substituto Joss Whedon (de filmes da Marvel como “Os Vingadores”) fez refilmagens e mudanças pesadas em cima da história original de Snyder. Eventualmente uma versão muito alterada e distorcida de “Liga da Justiça” acabou indo parar nos cinemas em 2017.

Quando essa versão alternativa de “Liga da Justiça” estreou, ela foi imediatamente odiada pela maior parte do fandom do Universo Estendido da DC, que desde então vocalmente clamam pelo lançamento da versão original de “Liga da Justiça” do diretor Zack Snyder.

Com os pedidos crescendo exponencialmente, a Warner Bros. deu luz verde para o Snyder Cut, que foi lançado no HBO Max em 18 de março deste ano. Um trailer, em versão colorida e preto e branco, foi lançado, apresentando um mergulho em sequências emocionantes, revelando um olhar individual para Superman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Batman, Cyborgue, Flash e uma visão completa do vilão Darkseid e do Lobo da Estepe reformulado.

Snyder sempre disser ter um plano de cinco filmes para o DCEU começando com “O Homem de Aço” em 2013 e indo até um terceiro filme da Liga da Justiça. Mas com sua parte do meio significativamente alterada e como a versão original de “Liga da Justiça” está por enquanto sendo vista como uma linha do tempo alternativa no universo de filmes da DC, as sequências planejadas, pelo menos por agora, estão canceladas.

Mas para os fãs do DCEU original, sempre existe a possibilidade do lançamento de “Liga da Justiça” no HBO Max se tornar em um enorme sucesso e fazer com que a Warner Bros. repense sobre seus planos para a franquia de super-heróis, e quem sabe assim decidir trazer a visão de Snyder novamente para os planos do DCEU. Seja como for, até lá, você poderá assistir “Liga da Justiça de Zack Snyder”, que agora está disponível para assistir nas plataformas digitais e em julho no HBO Max.

Compartilhe
Sair da versão mobile