O GOVERNO JAPONÊS PODE MUDAR O COSPLAY PARA SEMPRE

NOTÍCIAS

Atualmente, qualquer pessoa no Japão (e no mundo) é livre para se vestir como seu personagem favorito. Mas pode não ser assim por muito tempo.

Foto: Reddit

O governo japonês está propondo mudanças na lei de direitos autorais, que afetariam aqueles que fazem cosplay e ganham dinheiro com isso.

Cosplay pode ser um negócio lucrativo  e, na medida em que se tornam cada vez mais populares, as pessoas estão ganhando dinheiro com isso.

Foto: Kotaku

Por exemplo Enako, uma cosplay de sucesso no Japão, alegadamente faz mais de US$ 90 mil por mês em seu trabalho de aparições públicas, photobooks e mais.

Foto: Mashable

Outros cosplayers também ganham dinheiro vendendo fotos ou clipes deles vestidos como personagens famosos.

Foto: Reddit

Atualmente, os criadores e proprietários desses personagens não recebem uma parte do dinheiro ganho com cosplay, o que mudaria com a alteração na lei.

Foto: Kotaku

A imprensa japonesa disse que a lei de direitos autorais não é clara, mas aponta que cosplay feito sem fins lucrativos não é necessariamente uma violação.

Foto: Reddit

No entanto, até mesmo um cosplay enviar fotos para sites de redes sociais como o Instagram pode ser considerado violação de direitos autorais.

Foto: GeekTyrant

Porém é difícil para os cosplayers entrarem em contato com os criadores e detentores de direitos autorais para obter permissão para fazer cosplay.

Foto: DeviantArt

No momento, se um cosplayer está participando como hobby, sem ganhar dinheiro, não há leis sendo violadas.

Foto: Reddit

Para saber mais detalhes sobre essa e outras histórias, acesse Categoria Nerd!