CHLOÉ ZHAO FEZ HISTÓRIA NO GLOBO DE OURO

CINEMA

Chloé Zhao fez história no Globo de Ouro ao vencer o prêmio de melhor direção,  se tornando a segunda mulher a fazer isso nos 78 anos da premiação.

Foto: IndieWire

A cineasta de 38 anos conhecida por seus trabalhos independentes, venceu o Globo de Ouro por “Nomadland” - seu filme mais recente, que também levou o prêmio de melhor filme de drama.

Foto: IndieWire

A vitória de Zhao também marcou outro feito: a primeira mulher com ascendência asiática a vencer o Globo de Ouro na categoria de melhor direção.

Foto: IndieWire

A última vez que uma mulher venceu na categoria de direção do Globo de Ouro, foi há quase quatro décadas atrás quando Barbara Streisand venceu por “Yentl”.

Foto: IMDb

“Este prêmio pertence a toda a equipe ‘Nomadland’, todo o elenco e equipe”, disse ela no seu discurso de aceitação. “Todos vocês sabem quem são”.

“Quero agradecer especialmente aos nômades que compartilharam suas histórias conosco”, diz ela, antes de compartilhar uma citação sobre compaixão.

"Compaixão é a quebra  de todas as barreiras entre nós. Uma ligação de coração para coração".

Zhao explicou que “é por isso que me apaixonei por fazer filmes e contar histórias, porque nos dá a chance de rir e chorar juntos". 

"E nos dá a oportunidade de aprender uns com os outros e ter mais compaixão uns pelos outros”, ela completou.

Zhao, que atualmente tem 38 anos, cresceu em Pequim na China, depois se mudou para Londres e eventualmente, mais tarde, foi para Los Angeles.

Foto: IndieWire

Inicialmente, Zhao teria uma carreira muito diferente do que de diretora, já que ela se formou em ciências políticas em uma faculdade de Massachusetts.

Foto: IndieWire

Depois de se formar, ela passou vários anos sendo barista e fazendo outros trabalhos, até decidir entrar na escola de cinema da Universidade de Nova York.

Foto: IndieWire

Zhao trilhou um longo caminho até encontrar sua abordagem e características. Ao longo dos anos, ela desenvolveu seu método íntimo de contar histórias.

Foto: IndieWire

Seu método de contar histórias, consiste em estudar de perto as pessoas que se tornam temas de seus filmes.

Foto: IndieWire

Após vários projetos de baixo-orçamento, Zhao comandou “Nomadland” e depois disso foi contratada para dirigir “Eternos”, o filme de US$ 200 milhões da Marvel.

Foto: IndieWire

“Nomadland”, um drama de estrada escrito e dirigido por Chloé Zhao e estrelado por Frances McDormand tem sido considerado como um dos melhores filmes do último ano.

Foto: IndieWire

Zhao e seu "Nomadland" não foram os únicos vencedores do Globo de Ouro 2021, que também premiou "Soul", "Schitt's Creek" e muitos outros.

Para encontrar mais  sobre essa e outras histórias, acesse Categoria Nerd!