"O MENINO E A GARÇA" GANHA O OSCAR 2024 DE MELHOR ANIMAÇÃO

FILMES

"O Menino e a Garça", o aclamado anime de Hayao Miyazaki (possivelmente seu último filme), ganhou o Oscar 2024 de Melhor Filme de Animação.

Foto: IndieWire

Miyazaki, 83 anos, um lendário animador conhecido por ser co-fundador do Studio Ghibli, venceu o Oscar pela primeira vez em 2002 por "A Viagem de Chihiro".

Foto: NYTimes

Miyazaki e o produtor Toshio Suzuki não estiveram presentes para receber o Oscar. Segundo um porta-voz devido à dificuldades relacionadas à sua idade.

Foto: ANMTV

"O Menino e a Garça" concorreu na categoria com fortes nomes: "Meu Amigo Robô", "Homem-Aranha: Através do AranhaVerso", "Nimona" e "Elementos".

Foto: Reprodução

Miyazaki é o diretor mais indicado na categoria (empatado com Pete Docter da Pixar), com 4 indicações ao todo, incluindo "O Castelo Animado" e "Vidas ao Vento".

Foto: Wikia

Ele ganhou seu 1º Globo de Ouro este ano por “O Menino e a Garça”, que arrecadou US$ 168 milhões nas bilheterias.

Foto: ANMTV

No Japão, o filme foi intitulado “How Do You Live?” (Como Você Vive?, em tradução livre), assim como o título do filme no qual o anime é baseado.

Foto: Warner Bros.

Ao ser questionado do motivo que o levou a fazer este filme, Miyazaki disse que é porque ainda não tinha a resposta (para "Como Você Vive?").

Foto: Reddit

"O Menino e a Garça", parcialmente baseado na infância de Miyazaki, segue Maki, um menino de 12 anos que perdeu a mãe durante a II Guerra Mundial.

Foto: ANMTV

Maki começa uma nova vida depois que seu pai, dono de uma fábrica de aviões, se casa com a irmã de sua mãe e eles se mudam para sua propriedade rural. 

Foto: ANMTV

Lá, Maki encontra uma garça misteriosa que o leva ao portal para um outro mundo, onde sua jornada o levará a processar o peso da perda de sua mãe.

Foto: Esquire

Para descobrir mais sobre essa e outras histórias, acesse Categoria Nerd!