AKIRA TORIYAMA, CRIADOR DE "DRAGON BALL", MORRE AOS 68 ANOS

MANGÁ

Akira Toriyama, criador de "Dragon Ball", um dos quadrinhos japoneses mais influentes e mais vendidos de todos os tempos, morreu aos 68 anos. 

Foto: News18

Ele morreu em 1º de março e apenas sua família e poucos amigos compareceram ao seu funeral, de acordo com um comunicado do site Dragon Ball.

Foto: El Espanol

Akira Toriyama sofreu um hematoma subdural agudo, informou seu estúdio na noite desta quinta-feira (7/3/24).

Foto: Wikia

Toriyama obteve sucesso precoce na indústria de mangá com a criação do popular “Dr. Slump” no final dos anos 70, supervisionando duas adaptações de anime subsequentes.

Foto: Wikia

No entanto, seu grande êxito veio depois com "Dragon Ball", uma continuação de seu one-shot “Dragon Boy”, influenciado pelo filme de kung fu.

Foto: Wikia

Publicada pela primeira vez em 1984, "Dragon Ball" cresceu e se tornou uma das séries de mangá mais vendidas de todos os tempos, popularizando o gênero.

Foto: PXFuel

"Dragon Ball" é extremamente popular em todo o mundo e o mangá gerou versões em filmes, jogos e desenhos animados.

Foto: Rolling Stone

"Dragon Ball" segue a história de Son Goku em sua busca para coletar bolas de dragão mágicas para defender a Terra contra os humanóides alienígenas Saiyans.

Foto: News18

Outros créditos de Toriyama incluem vários mangás one-shot, bem como designs de personagens para clássicos de videogame como “Chrono Trigger” e a série “Dragon Quest”.

Foto: Wikia

O Sr. Toriyama tinha obras incompletas até a data da sua morte.

Foto: News18

“Lamentamos profundamente que ele ainda tivesse vários trabalhos em plena criação com muito entusiasmo”, disse o Bird Studios em comunicado.

“Ele teria muito mais coisas para alcançar. No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo”, completa a nota.

“Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele conseguiu continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos”, acrescenta.

“Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo”, conclui.

Para mais informações  sobre essa e outras histórias, acesse Categoria Nerd!