Depois da bomba atômica vem a odisseia: os primeiros detalhes de “The Odyssey”, o próximo filme de Christopher Nolan, foram revelados. Descrito como “um épico de ação mítico”, o filme é baseado no clássico poema grego de Homero. O longa, que será filmado em várias partes do mundo, promete utilizar a mais nova tecnologia de filmagem da IMAX (naturalmente, é claro). “The Odyssey” está agendado para chegar aos cinemas em 17 de julho de 2026, confirmou a Universal Pictures.
Elenco de “The Odyssey”

Matt Damon, Tom Holland, Anne Hathaway, Zendaya, Lupita Nyong’o, Robert Pattinson e Charlize Theron estão escalados para estrelar “The Odyssey”. Mais nomes devem ser anunciados em breve. O estúdio projeta uma data de início de produção em algum momento no primeiro semestre de 2025.
Holland, um dos protagonistas do filme, admitiu que assinou o projeto sem conhecer muitos detalhes. “Para ser perfeitamente honesto, eu realmente não sei do que se trata”, disse ele anteriormente. “Estou super animado, mas tem sido bem tranquilo sobre o projeto. Eu me encontrei com [Nolan] e foi incrível. Ele meio que lançou vagamente o que é, e tenho certeza de que quando estiver pronto ele anunciará do que se trata”.
O clássico poema grego que inspira o novo filme de Christopher Nolan
O antigo poema épico grego, “A Odisseia”, narra a tumultuada jornada de volta para casa e para o convívio da esposa e do filho do herói Odisseu após a Guerra de Troia.
“The Odyssey” não será a primeira adaptação cinematográfica da obra-prima de Homero. Já houve versões mudas em 1911 e 1954, além de filmes inspirados no poema, como “O Brother, Where Art Thou?”, de 2000, e “The Return”, de 2024. No entanto, Nolan promete levar a épica jornada de Odisseu para as telas de cinema de uma forma nunca antes vista, pelo menos no que diz respeito à filmagem na qual ele utilizará uma nova tecnologia IMAX.
Além de dirigir (é claro), Nolan será o responsável por escrever o longa; ele também vai produzir ao lado de Emma Thomas, sob o banner Syncopy.