Star Wars perdeu muitas das ideias do original, diz George Lucas

O criador de Star Wars não segurou as palavras ao falar sobre o rumo que a franquia tomou após sua venda para a Disney.

Por Redação Categoria Nerd
8 Min Read
Resumo
  • George Lucas, a mente por trás de Star Wars, acredita que muitas das ideias originais se perderam nas novas produções da Disney.
  • Ele argumenta que nem todos entendem o universo complexo de Star Wars como ele, o criador.
  • Lucas ainda respondeu a críticas que recebeu sobre Star Wars ao longo dos anos.

George Lucas, o criador de Star Wars, foi sincero ao falar sobre o rumo que a franquia tomou após sua venda para a Disney: eles perderam a ideia do original, em sua opinião.

“Eu fui aquele que realmente sabia o que era Star Wars… quem realmente conhecia esse mundo, porque há muito nele. A Força, por exemplo, ninguém entendia a Força. Quando eles começaram [a fazer] outros [filmes] depois que eu vendi a empresa, muitas das ideias que estavam no [original] meio que se perderam. Mas é assim que é. Quando você abre mão de algo, você abre mão.”

George Lucas fala sobre a direção que a franquia Star Wars tomou após a venda para a Disney no Festival de Cinema de Cannes (via THR).

Embora entenda que esse tipo de coisa aconteça, a decepção de Lucas é que muitos dos temas originais do filme se perderam. O principal argumento dele é que em um universo tão grande e complexo como Star Wars, onde há muitos elementos, nem todos o entendem como o próprio criador da história e, com isto, muitas das ideias do original se perderam.

Para ele, Star Wars é muito mais do que naves espaciais e confrontos com sabres de luz; é sobre explorar temas profundos como a Força, algo que ele acreditava entender como ninguém.

J.J. Abrams, que comandou a trilogia sequencial de Star Wars, aponta para George Lucas. Foto: Vox Media

O Lucasfilm, estúdio fundado pelo cineasta por trás das franquias Star Wars e Indiana Jones, foi vendida para a Disney em 2012 por US$ 4,05 bilhões. Desde então, a Disney deu seguimento a uma série de produções de Star Wars, incluindo uma trilogia cinematográfica sequencial comandada por J.J. Abrams, vários spin-off como o filme “Rogue One” e as séries “The Mandalorian” e “Andor”.

Em uma entrevista para o livro sobre a franquia, “The Star Wars Archives: Episodes I-III 1999-2005”, ele revelou que vendeu Lucasfilm para a Disney para que ele pudesse se afastar de “Star Wars” e passar um tempo com sua família, mas mesmo assim esperava ter mais influência sobre o futuro da história, considerando sua experiência criando a franquia.

“Passei minha vida criando ‘Star Wars’ – 40 anos – e desistir foi muito, muito doloroso. Mas foi a coisa certa a se fazer”, ele afirmou. “Achei que teria um pouco mais a dizer sobre os próximos três, porque já os tinha começado, mas eles decidiram que queriam fazer outra coisa”.

George Lucas responde críticos que acham Star Wars “infantil”

Lucas refletiu sobre alguns dos comentários negativos que recebeu ao longo dos anos. O cineasta também abordou as críticas que recebeu sobre Star Wars ser infantil, argumentando que os críticos esqueceram que a franquia nunca foi feita para ser um filme para adultos.

George Lucas no centro da foto rodeado de pessoas fantasiadas com personagens conhecidos de Star Wars. Foto: ABC

“Era para ser um filme infantil para crianças de 12 anos que estavam passando pela puberdade, que não sabem o que estão fazendo e fazem todas as grandes perguntas: com o que devo me preocupar? O que é importante na vida?” ele disse. “E Star Wars tem todas essas coisas lá. Eles estão enterrados lá, mas você definitivamente entende, especialmente se você é jovem”.

Lucas também disse que a resposta negativa à trilogia pré-sequencial de Star Wars veio de críticos e fãs que tinham 10 anos quando viram o primeiro filme e não queriam assistir a um filme infantil.

George Lucas não tem intensão de lançar versões originais da trilogia Star Wars

George Lucas não tem intenção de lançar as versões originais da primeira trilogia Star Wars em vídeo doméstico tão cedo. No Festival de Cinema de Cannes, Lucas afirmou que as versões originais já haviam sido lançadas em disco laser e que na época foram consideradas horríveis.

Ele também mencionou que os efeitos especiais dos filmes originais estavam incompletos e que parte de sua motivação para restaurá-los e adicionar novos efeitos visuais na década de 1990 foi para completá-los da maneira que ele os via. “Acredito firmemente que o diretor, o escritor ou o cineasta deveriam ter o direito de ter seu filme do jeito que ele quer”, acrescentou.

George Lucas por trás das câmeras nos bastidores dos primeiros Star Wars. Foto: Star Wars

George Lucas responde críticas sobre Star Wars só ter brancos: “A maioria das pessoas são alienígeneas!”

Lucas também respondeu às críticas de falta de diversidade nos primeiros Star Wars, afirmando que os críticos não entenderam a essência dos filmes. “Eles diriam: ‘São todos homens brancos’. A maioria das pessoas são alienígenas! A ideia [da história de Star Wars] é que você deve aceitar as pessoas como elas são, sejam elas grandes e peludas, sejam verdes ou algo assim. A ideia é que todas as pessoas são iguais.”

Ele ainda respondeu críticas de feministas sobre a representação de mulheres em Star Wars, apontando exemplos óbvios de personagens como Princesa Leia e Rainha Amidala. Ele continuou, dizendo que ser heroína não é sobre usar calças ou vestidos, mas sobre usar o cérebro e ter habilidades estratégicas.

George Lucas recebe a Palma de Ouro Honorária

O visionário cineasta, que além de criar Star Wars também foi o cérebro por trás de Indiana Jones, está presente no 77º Festival de Cannes para receber a Palma de Ouro honorária por sua contribuição ao cinema, que lhe será entregue na cerimônia de encerramento do festival, no sábado.

“Sou um cara teimoso e não queria que as pessoas me dissessem como fazer meus filmes”, foi como Lucas resumiu o segredo de seu sucesso, falando para uma multidão de fãs no Festival de Cinema de Cannes.

George Lucas no Festival de Cannes 2024. Foto: Vox Media

Além de franquias icônicas, Lucas é o fundador da Lucasfilm, da filial de videogames LucasArts, da empresa de efeitos visuais Industrial Light and Magic e do sistema de design de áudio de alta qualidade THX.

Ele expressou nostalgia ao voltar ao local onde apresentou seu primeiro filme, “THX-1138”, em 1971. Seu co-roteirista e designer de som do longa, Walter Murch, estava lá e Lucas lembrou como a Warner Bros. não queria envar a dupla para a França para estreia do filme. Eles então juntaram dinheiro sozinhos, mas não conseguiram ingressos para a exibição então tiveram que entrar de penetras.

Compartilhe