“Soul” ganha o Globo de Ouro de melhor filme de animação

Por Redação Categoria Nerd
4 Min Read

“Soul” ganhou o Globo de Ouro de 2021 de melhor filme de animação, superando títulos como “Os Croods 2”, “A Caminho da Lua”, “Wolfwalkers” e até “Dois Irmãos”, outro filme animado da Pixar. O filme, dirigido por Pete Docter e co-dirigido por Kemp Powers, estreou direto no Disney+ no dia de Natal como primeiro filme da Pixar com um personagem principal negro.

“Mal sabíamos que fazer um filme sobre jazz que o jazz nos ensinaria muito sobre a vida”, disse o diretor Pete Docter no seu discurso. “Nem sempre podemos controlar o que acontece no mundo, mas como um bom músico de jazz, podemos tentar transformar isso em algo bonito”.

O filme segue um professor de música chamado Joe Gardner, cujo a vida não saiu da maneira que ele esperava. Mas justamente quando ele recebe sua grande chance de fazer o que tanta sonha, ele dá um passo em falso cai em um bueiro e vai parar no mundo do “Além Vida”. Determinado a retomar sua vida, Joe acaba indo parar no mundo pré-vida e, por lá, Joe terá de ajudar a alma 22, que nunca viu sentido ou significado na experiência humana.

O filme foi o primeiro da Pixar com um personagem principal negro. “Ser capaz de contar uma história universal que explorou o significado da vida através do prisma das experiências de um homem negro foi uma honra especial”, disse o co-diretor Kemp Powers no seu discurso de aceitação. “Embora os detalhes sejam específicos”, continuou ele, “eu realmente acredito que nossa história é universal”..

“Tantos amigos e estranhos de todas as esferas da vida nos escreveram para nos contar como este filme ressoou com eles e como eles eram gratos por serem lembrados de que os momentos aparentemente simples da vida cotidiana são frequentemente os mais importantes”, ele acrescentou.

Quando “Soul” estreou, o filme animado tocou um acorde infundido de jazz com os espectadores do Disney+ no final de um ano problemático que foi 2020. A história da Pixar sobre um músico aprendendo a valorizar a vida após uma experiência na vida após a morte chegou em um momento apropriado, fazendo todos pensarem sobre segundas chances. 

Como dito, a história de “Soul” gira em torno de um professor de música que, depois de ter seus sonhos frustrados, recebe sua primeira grande chance de fazer o que ama. Mas exatamente nesse momento, ele dá um passo em falso, cai em um bueiro e vai parar no mundo pós-vida. Determinado a retomar sua vida, Joe acaba indo parar no “Seminário Você”, um tipo de mundo pré-vida, onde as almas obtêm suas personalidades e aspirações antes de virem para ter suas experiências na Terra. Por lá, Joe terá de ajudar a alma precoce chamada de 22, que nunca viu sentido ou significado na experiência humana, a encontrar sua motivação, para ele conseguir escapar de seu destino final no desconhecido mundo depois da morte.

“Você já se perguntou de onde vêm sua paixão, seus sonhos e seus interesses? O que é que faz de você… VOCÊ? A Pixar Animation Studios nos leva a uma jornada pelas ruas da cidade de Nova York e aos reinos cósmicos para descobrir respostas às perguntas mais importantes da vida”, diz a sinopse do filme que vem da mente por trás de “DivertidaMente” e “Up! Altas Aventuras”, e marca a segunda vez que a Pixar explora o mundo do além vida, depois de fazer isso com “Coco: A Vida é uma Festa”.

Compartilhe
Sair da versão mobile