Estamos voltando para Tão Tão Distante: a DreamWorks Animation anunciou oficialmente o desenvolvimento de “Shrek 5”, com data de lançamento prevista para 1º de julho de 2026.
Todos os personagens principais do universo Shrek estão confirmados para retornar, com os dubladores originais a bordo do projeto. Por enquanto, apenas o retorno do Gato de Botas, dublado por Antônio Banderas, que ainda não foi oficialmente confirmado.
“Shrek 5” será dirigido por Walt Dohrn, que atuou como escritor e artista em filmes anteriores da franquia. O codiretor será Brad Ableson. A animação será produzido por Gina Shay e pelo fundador da Illumination, Chris Meledandri, que agora supervisiona a franquia Shrek.
O estúdio anunciou o retorno do elenco de voz original, com Mike Myers reprisando o papel de Shrek, Eddie Murphy como o Burro e Cameron Diaz como Fiona.
Um spin-off do Burro de “Shrek” está em desenvolvimento
Murphy deixou escapar no mês passado que havia começado a gravar sua parte no filme e que um filme spinoff do personagem Burro também está em desenvolvimento.
“Começamos a fazer [‘Shrek 5’] meses atrás. Eu fiz isso”, disse ele ao Collider. “Gravei o primeiro ato, e faremos isso este ano, terminaremos. ‘Shrek’ está saindo e Donkey terá seu próprio filme. Faremos Donkey também.”
O retorno da franquia Shrek

A franquia Shrek está de volta aos trilhos e em alta velocidade.
A franquia Shrek, que começou em 2001, arrecadou US$ 487 milhões globalmente e foi o primeiro vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação. Embora o primeiro filme tenha sido elogiado pelo público e crítica, os filmes subsequentes “Shrek 2” e “Shrek Terceiro” decepcionaram ambos, apesar de se sair bem nas bilheterias.
Depois de parecer encerrada, em 2018 a Universal Pictures nomeou Chris Meledandri, por trás de franquias como “Meu Malvado Favorito” da Illumination, como encarregado de supervisionar um renascimento das marcas “Shrek” e “Gato de Botas”.
Isso rendeu “Gato de Botas 2: O Último Desejo”. Chegando aos cinemas em dezembro de 2022, a sequência de “Gato de Botas” se tornou num sucesso de público e crítica. Além de arrecadar US$ 481 milhões em bilheterias, o longa foi nomeado ao Oscar de Melhor Filme de Animação em 2023.

O segundo filme solo do felino falante reacendeu o interesse dos fãs em um quinto filme da série “Shrek”.
“Gato de Botas 2” terminou com o protagonista indo para Tão Tão Distante, indicando que mais filmes seriam feitos. Banderas, que dubla o Gato de Botas, anteriormente sugeriu que a cena apontava para “Shrek 5”, dizendo: “como o filme indica no final, quando você vê Tão Tão Distante, eles vão visitar alguns velhos amigos – talvez Shrek esteja voltando”.
Agora, além de “Shrek 5”, um filme spin-off do Burro também está em desenvolvimento.