A Waymo anunciou que seu serviço de viagens totalmente autônomas Waymo One está disponível para todos os seus usuários em Los Angeles, EUA. Essa é a mais recente localização a acabar com a lista de espera para utilizar o serviço, como havia acontecido em Phoenix e São Francisco.
No entanto, o serviço enfrenta algumas limitações geográficas, com a Waymo operando em um raio de 80 milhas quadradas do Condado de Los Angeles, incluindo bairros como Hollywood, Chinatown, Westwood, Marina del Rey, Mar Vista e Playa Vista.
Apesar disso, a medida de disponibilizar o serviço para todos os usuários representa um sinal da crescente confiança da empresa em sua tecnologia. Em menos de um ano, a empresa conseguiu abrir o serviço para todos os clientes em Los Angeles, após iniciar os testes na região no outono de 2023 e lançar o serviço com lista de espera em março de 2024.
Esse avanço vêm na esteira de uma captação de US$ 5,6 bilhões (cerca de R$ 32,5 bilhões) em investimentos, liderada pela Alphabet, a controladora da Waymo e da Google, para financiar a próxima fase de crescimento.
A Waymo revelou estar realizando mais de 150 mil viagens pagas por semana e estar percorrendo mais de 1 milhão de milhas totalmente anônimas todas as semanas.
Concorrência da Waymo com motoristas humanos
Agora a Waymo enfrenta a concorrência direta com os serviços de transporte com motoristas humanos, como a Uber e a Lyft, que não possuem restrições geográficas e costumam ser mais baratos, com tempos de espera mais curtos. Além disso, a Waymo ainda não oferece viagens de/para o aeroporto de Los Angeles (LAX) e não permite o uso de suas soluções em rodovias.
Apesar dessas limitações, a Waymo acredita que seus clientes apreciarão a capacidade de personalizar a experiência da viagem, como escolher a música e ajustar a temperatura. “Agora é um momento emocionante para receber todos em Los Angeles para a viagem”, afirma Tekedra Mawakana, co-CEO da Waymo. “Nosso serviço amadureceu rapidamente e nossos passageiros estão abraçando os muitos benefícios da direção totalmente autônoma.”