Google adicionou rótulos de privacidade ao Gmail para iOS

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

A Google adicionou rótulos de privacidade ao seu aplicativo do Gmail para dispositivos iOS, relata o The Verge. O aplicativo do serviço de e-mail extremamente popular da Google é o segundo aplicativo da gigante corporação da tecnologia a receber os rótulos, depois que eles foram adicionados ao YouTube quando ele foi atualizado no início do mês.

Então, o que isso significa? Bem, isso é você quem decide. O aplicativo aparentemente compartilha sua localização aproximada e ID de usuário com anunciantes, bem como informações sobre sua interação com anúncios. De acordo com o rótulo de privacidade, porém, ele não coleta seu nome, endereço físico ou número de telefone (embora, como um cliente de e-mail, o Gmail obviamente precisa saber seu endereço de e-mail). Os dados de localização também são usados ​​para análises e há alguns recursos do aplicativo que também os solicitarão. Se você quiser ver o rótulo completo, existe um vídeo que mostra isso e pode ser visualizado abaixo.

Esta adição não veio com nenhuma atualização de aplicativo, o que significa que não há novos recursos ou correções aqui, apenas a adição dos rótulos de privacidade que basicamente detalha como um aplicativo está coletando seus dados. Até agora, outros grandes aplicativos da Google (como Maps, Fotos, Docs e Chrome) ainda não receberam os rótulos. Mas o fato de que tanto o YouTube quanto o Gmail os adicionaram indica que a Google está começando a implementá-los em seus aplicativos maiores.

Os rótulos de privacidade da App Store foram lançados em dezembro passado e, de acordo com a Apple, eles tem como função ajudar “os usuários a entender melhor as práticas de privacidade de um aplicativo antes de baixá-lo em qualquer plataforma da Apple”. Isso significa que, na página de produto de cada aplicativo, os usuários podem “aprender sobre alguns dos tipos de dados que um aplicativo pode coletar e se esses dados estão vinculados a eles ou usados ​​para rastreá-los”.

Sempre melhorando a experiência dos usuários, o Google recentemente adicionou uma nova opção de gerenciamento de privacidade ao Gmail, que permite desativar com facilidade os recursos inteligentes que usam dados para melhorar sua experiência dentro do serviço de e-mail.

Nesse caso, por exemplo, a Google utiliza os dados de usuários por um bom motivo, oferecendo recursos para melhorar à experiência do usuário que vão desde a Composição Inteligente, que oferece sugestões à medida que um e-mail é digitado, até lembretes de eventos enviados para a Assistente e o envio de endereços de reserva para traçar uma rota no Google Maps.

Compartilhe
Sair da versão mobile