Microsoft está finalmente terminando com o Internet Explorer

Por Redação Categoria Nerd
4 Min Read

Dizem que tudo que é bom dura pouco, o Internet Explorer durou longos 25 anos; A Microsoft anunciou que está abandonando o seu próprio navegador, deixando de oferecer suporte e atualizações de seus serviços para a última versão do lento navegador até 17 de agosto de 2021.

Este é o mais recente passo do navegador em direção ao seu fim, mas efetivamente o Internet Explorer está longe de desaparecer, considerando que o navegador abandonado já vêm pré-instalado (cortesia da Microsoft) em milhões de computadores Windows, além daqueles que por algum motivo ainda queiram usar o Internet Explorer – espantosos 2,76% dos usuários de internet, de acordo com dados do Stat Counter.

Talvez por falta de opções melhores, o Internet Explorer era o navegador de internet mais popular nos anos 90 e início dos anos 2000 – felizmente Mozilla, Opera e a Google vieram depois disso, com muito mais recursos e funcionalidades levando o lento navegador para a obsolência.

Desde então, a Microsoft está trabalhando para encerrar o uso e suporte ao Internet Explorer (mas ele parece ser um monstro tão grande que é difícil de ser parado), com a versão final do navegador, o Internet Explorer 11, sendo lançado há exatamente 7 anos.

Não se engane, a Microsoft não desistiu de sua excursão no mundo dos navegadores de internet, a empresa substituiu o Internet Explorer pelo Microsoft Edge, um novo navegador que é baseado no código aberto do Chromium, desenvolvido pela Google para o Google Chrome – o que dá ao Edge muito mais recursos do que o Internet Explorer poderia sonhar.

O navegador sucessor do Internet Explorer, foi oficialmente anunciado em 2015; Foi o começo do fim para o Internet Explorer, com a Microsoft rotulando o Internet Explorer de uma “solução de compatibilidade” em vez de um navegador. Desde então, a Microsoft está transferindo os usuários do Windows 10 e 8 para o Microsoft Edge – a empresa diz que novos dispositivos e futuras atualizações do Windows incluirão por padrão o navegador Edge.

O Edge tem também um modo legado do Internet Explorer no navegador Microsoft Edge, que permite usar uma aplicação do velho navegador dentro do Edge; Resumidamente o Edge tem a capacidade de executar dois mecanismos diferentes, Chromium e Trident, este último fornece compatibilidade como se fosse o Internet Explorer.

Juntamente com o fim do suporte para suas principais propriedades da web, a Microsoft também está planejando descontinuar o suporte de segurança para modo legado do Internet Explorer existente dentro do navegador Microsoft Edge em 9 de março de 2021; Após a data, a versão Legado do Edge não receberá mais atualizações de segurança.

Isso tudo deixa uma coisa clara: o futuro da internet é Chromium.

O Chromium é a base do Google Chrome, Microsoft Edge, Brave, Vivaldi, Opera, dentre outros. Embora alguns críticos apontem um monopólio do Chromium, francamente a única diferença entre o monopólio do Chromium e da Microsoft, é que essa última vai te cobrar pra ter acesso a um serviço ruim – se duvida volte ao Internet Explorer.

Compartilhe
Sair da versão mobile