A Google está remodelando seu mecanismo de busca, trazendo a Inteligência Artificial (IA) para praticamente todas as partes do processo de pesquisa: desde resumos gerados por IA até pesquisa de vídeo com Lens. Ao mesmo tempo, a Google traz a pesquisa clássica de volta com o recurso “Web”.
As novidades foram anunciadas no I/O, a conferência anual da Google para desenvolvedores.
O recurso ‘Visões gerais de IA’ na pesquisa da Google mostrará um resumo gerado por IA no topo de muito de seus resultados de pesquisa por padrão.
E isso é apenas o começo de como a IA está mudando a pesquisa. Há um ano, a Google disse acreditar que a IA era o futuro das pesquisas, parece que esse futuro chegou. A Google está embarcando em uma missão para impregnar cada aspecto do processo de busca com IA, desde a categorização automática até a personalização de resultados.
Confira abaixo um vídeo apresentando a “Busca na era do Gemini”:
A Google está lançando uma IA full-stack para personalizar a experiência de busca, utilizando sua tecnologia Gemini para entender e responder às necessidades dos usuários de maneira mais intuitiva.
“[Com a] IA generativa, a Pesquisa pode fazer mais do que você jamais imaginou”, escreveu Liz Reid, vice-presidente de pesquisa do Google, em uma postagem no blog da empresa. “Assim, você pode perguntar o que estiver em sua mente ou o que precisar ser feito – desde a pesquisa até o planejamento e o brainstorming – e o Google cuidará do trabalho braçal.”
Há uma nova maneira baseada em IA de organizar a própria página de resultados para que, quando você quiser ver restaurantes em uma nova cidade, ela possa mostrá-los categorizados como para encontros noturnos e outros para uma reunião de negócios, sem que você precise perguntar.
Há uma nova ferramenta de planejamento projetada para gerar automaticamente um itinerário de viagem ou um plano de refeições com base em uma única consulta.

O ‘Circule para Pesquisar’ do Android agora pode ajudar estudantes a resolver trabalhos de matemática e física. Com a IA da Google podendo mostrar instruções passo a passo sobre como resolver uma série de problemas de matemática e física.
Há ainda um novo recurso no Lens que permite pesquisar um vídeo.
O Google também está incorporando o Gemini diretamente no Android, adicionando consciência contextual aos aplicativos. Com isto, você poderá arrastar e soltar imagens geradas por IA, fazer perguntas específicas sobre um vídeo do YouTube e mais.
Nem toda pesquisa precisa de IA
Gemini está sendo usado para projetar e preencher a página de resultados. Porém, nem toda pesquisa precisa de tanta IA e nem toda pesquisa a conseguirá, diz Reid ao The Verge. Ela explica que se um usuário deseja apenas acessar um site, “não é realmente benéfico adicionar IA”. Reid explica que acredita que o Gemini pode ser mais útil em situações mais complexas.
A combinação da antiga ferramenta de pesquisa do Google e a nova é fundamental para os desenvolvedores da Google. Algumas coisas na pesquisa são um problema resolvido, como resultados esportivos: “Se você realmente quer o placar, o produto funciona muito bem”, diz Reid. O trabalho do Gemini, nesse caso, é garantir que o usuário obtenha a pontuação, não importa o quão estranhamente ele solicite.
Obter bons dados é o jogo principal para o Google e qualquer outro mecanismo de pesquisa. Parte do ímpeto para a criação do novo modelo Gemini específico de pesquisa, Reid disse, foi concentrá-lo em fazer as coisas certas. “Há um equilíbrio entre criatividade e factualidade” em qualquer modelo de linguagem, diz ela. “Nós realmente vamos levar isso para o lado da factualidade.”
As visões gerais de IA podem não ser divertidas ou charmosas, mas, como resultado, podem acertar as coisas com mais frequência.
Criadores de conteúdo podem ser prejudicados
Com a IA chegando com força para resumir os resultados de busca, que fará a maior parte dos usuários não serem direcionados às fontes das informações que foi resumida, levanta preocupações de criadores de conteúdo de que isso acabará com parte de sua audiência.
Reid diz que é um equilíbrio complicado, mas importante, e que uma maneira pela qual o Google está tentando fazer a coisa certa é simplesmente não acionar visões gerais sobre certas coisas.
“Se você pensar em [links] como algo que se aprofunda, sites que fazem um ótimo trabalho ao fornecer perspectiva, cor, experiência ou conhecimento – as pessoas ainda querem isso”, disse Reid que observa que os usuários jovens, em particular, estão sempre procurando uma perspectiva humana em suas consultas e diz que ainda é função do Google oferecer isso a eles.
Google agora oferece pesquisa na ‘web’ – e um botão de desativação de IA

A Google está lançando pesquisas na “web”, que permitirá que você faça uma pesquisa na internet. A configuração opcional filtra quase todos os outros blocos de conteúdo que o Google coloca em uma página de resultados de pesquisa, deixando apenas links e texto (como uma pesquisa clássica).
A empresa confirmou ao The Verge que a aba de pesquisa na “web” também bloqueará as novas “Visões gerais de IA” do campo de busca.
IA estará disponível no painel do Gmail e outros apps
A implementação da IA vai além do seu buscador, com o Gemini sendo implementado em todos os cantos do Workspace: a IA da Google estará acessível no painel lateral de seus aplicativos, como Gmail e Docs.

O painel lateral atualizado do Workspace, que chega primeiro ao Gmail, Documentos, Planilhas, Apresentações e Drive, permitirá que você converse com Gemini sobre seu conteúdo. Sua janela de contexto mais longa (essencialmente, sua memória) permite organizar, compreender e contextualizar seus dados de diferentes aplicativos sem sair daquele em que você está. Isso inclui coisas como comparar anexos de recibos, resumir, responder perguntas alternadas sobre longos tópicos de e-mail ou destacando pontos-chave de gravações de reuniões.
O resumo no aplicativo Gmail chegará ao Workspace Labs este mês. Enquanto isso, o painel lateral atualizado do Workspace chegará a partir de terça-feira para usuários do Workspace Labs e Gemini for Workspace Alpha. O Google afirma que todos os recursos chegarão para o restante dos clientes do Workspace e usuários do Google One AI Premium no próximo mês.