Elizabeth Olsen explica a cena pós-créditos de “WandaVision”

Por Redação Categoria Nerd
15 Min Read

Elizabeth Olsen explicou porquê a Feiticeira Escarlate decidiu se isolar depoisque o feitiço foi desfeito em Westview no final de “WandaVision” e sua razão tem algo a ver com seu sentimento de culpa. A série da Marvel mostrou Wanda e Visão vivendo em uma realidade distorcida baseada em décadas de sitcoms e, no final, aquela realidade criada por Wanda para fugir do trauma da perda acabou sendo desfeita e ela decidiu se isolar.

Falando com a Rolling Stone como parte de uma história ampla de “WandaVision”, a atriz explica o que motivou a Feiticeira Escarlate a fugir e se isolar depois que o feitiço foi derrubado é porque ela sente uma imensa culpa pelo que fez com as pessoas de Westview. Além disso, Wanda também não queria que as pessoas a responsabilizasse pelo que aconteceu. Então, em vez disso, ela essencialmente a puniu em seus próprios termos.

“Ela tinha que fugir antes que as pessoas que deveriam responsabilizá-la chegassem lá”, Olsen explicou na entrevista. “E para onde ela foi é um lugar onde ninguém poderia encontrá-la. Porque ela sabe que será responsabilizada e acho que ela tem uma enorme culpa”.

Elizabeth Olsen no papel de Wanda Maximoff no episódio 9 de “WandaVision”. Foto: Disney+

Houve críticas sobre como a história lidou com o fim da Anomalia de Wanda: Conforme observa o ScreenRant, embora as pessoas de Westview tenham sido libertadas do feitiço, aparentemente elas ficaram com algum trauma psicológico que as sobrecarregaria para seguir em frente. Não ajudou muito que a série não tenha mostrado claramente o quanto Wanda estava arrependida e o que ela enfrentou, incluindo perder sua família; em vez disso, fugir da cidade e se estabelecer em uma cabana no meio do nada parecia um movimento egoísta para manter seus inimigos longe dela.

Independentemente desse lapso na narrativa, Olsen confirmando que Wanda se sente culpada pelo que fez em Westview pode ser uma indicação de que, no final do dia, ela ainda está bem. No penúltimo episódio de WandaVision , ela parecia confortável com a ideia de ser uma vilã ao rejeitar o pedido de Monica Rambeau para remover o feitiço.

“WandaVision” é uma estranha série de ficção científica com elementos de sitcoms clássicas, descrita como “uma mistura de televisão clássica com o Universo Cinematográfico da Marvel”, mostrando Wanda e Visão em vidas suburbanas idealizadas, até começarem “a suspeitar de que nem tudo é o que parece”. Elizabeth Olsen e Paul Bettany estrelam o programa do Disney+ reprisando seus respectivos papéis de Wanda Maximoff (a Feiticeira Escarlate, que consegue manipular a matéria e o tempo), e Visão (um androide regenerativo com força sobre-humana – anteriormente morto no MCU).

Ao longo da série, vimos Wanda de Elizabeth Olsen e Visão de Paul Bettany vivendo em um mundo suburbano altamente fantasiado e inspirado por seriados dos anos 50, 60, 70, 80, 90 e 2000. À medida que avançam pelas décadas, podemos ver seu mundo mudando de seriados dos anos 50, 60 e 70 para parecer mais com programas dos anos 80, 90 e 2000 – desde algo como “Full House” até as quebra da quarta parede de “Modern Family”.

Bettany contou anteriormente que o primeiro episódio foi gravado inteiramente ao vivo em um estúdio com plateia. Ele também revelou que a série apresenta uma trama complexa, da qual teremos que decifrar um certo “quebra-cabeça”. Antes disso, o ator ainda afirmou que “WandaVision” nos fará pensar no MCU de uma maneira totalmente nova, garantindo também que “todas as coisas malucas serão sobre alguma coisa”.

Agora, com todos os nove episódios de “WandaVision” no ar, os fãs podem entender a história e os grandes mistérios da série de ficção, incluindo como os dois super-heróis poderosos ficaram presos em uma realidade de sitcom (spoiler: foi a forma como Wanda encontrou de fugir do trauma da perda). Dito isso, como o presidente do Marvel Studios Kevin Feige disse antes da estreia da série, portanto não é spoiler, “WandaVision” explora de maneira mais ampla os poderes de Wanda Maximoff e seus traumas.

Enquanto inicialmente tivemos uma dose muito boa de ficção com sitcom, o quarto episódio, “Nós interrompemos este programa”, se afastou da fórmula, e [alerta de spoilers] mostra o mundo além da realidade distorcida de Wanda e Visão, revelando que Westview é um lugar real em New Jersey, mas foi ultrapassado por algum tipo de campo de força que cercou a cidade e não permite que ninguém entre ou saia. Respondeu muitas perguntas.

O penúltimo episódio foi uma retrospectiva da vida de Wanda e os traumas que a levaram ficar presa em uma realidade distorcida baseada em décadas de sitcoms. Wanda costumava assistir à esses programas de ficção com as pessoas que ela amava e perdeu (inclusive ela assistia à um desses no dia que uma bomba das indústrias Stark matou seus pais).

Para fugir da dor de perder mais alguém, Wanda foi até o lugar onde ela e seu falecido Visão planejavam construir um lar e compartilhar uma vida. Confrontando o sofrimento, Wanda alterou a realidade daquele lugar e tudo ao seu redor, tornando tudo em uma realidade distorcida baseada em décadas de sitcoms (afinal no final de cada episódio tudo acaba bem). Mas, como foi visto ao longo dos oito episódios, aquela realidade começou a desmoronar, enquanto Wanda não conseguia confrontar seu passado doloroso e suas perdas.

Mas ela não tem muito tempo de paz, já que uma ameaça na forma da SWORD (ou ESPADA) fora dali ameaçava entrar. A cena pós-crédito no episódio 8 mostra que a SWORD não só tentou descobrir como trazer Visão de volta à vida (ou online) para usá-lo como uma arma, mas depois de canalizar um pouco da energia de Wanda, eles tiveram sucesso. No entanto, este Visão reanimado é distintamente diferente da versão original: ele é inteiramente branco (há precedentes para isso nos quadrinhos da Marvel).

Claro, essa não seria a única ameaça para Wanda, já que bem do seu lado, dentro da realidade distorcida criada por Wanda, havia uma potencial ameaça; ninguém menos do que Agatha Harkness, uma poderosa feiticeira que se infiltrou na realidade de Wanda e manipulou vários eventos da série.

O episódio, baseado em elementos de “Modern Family” e “The Office”, é intitulado Quebrando a Quarta Parede viu a realidade baseada em sitcoms começar a desmoronar. Numa reviravolta amplamente e há muito tempo esperada, Agnes se revelou como Agatha Harkness, dizendo que para Wanda que ela “não era a única garota mágica da cidade, achou? Meu nome é Agatha Harkness. Prazer em finalmente te conhecê-la, querida”.

A série também apresenta uma musiquinha, “Agatha All Along”, para a reviravolta que, mesmo que já esperada, irá mudar o jogo inteiro da história da série. Enquanto Agatha fala sobre as façanhas e manipulações dela dentro da realidade distorcida de sitcom, vemos imagens dela secretamente e sorrateiramente alterando magicamente o curso dos eventos nos episódios anteriores, piscando para a câmera antes de revelar que ela matou o cachorro (apenas para confirmar que ela é uma vilã).

Voltando para o penúltimo episódio, nele descobrimos mais sobre o passado da própria Agnes, que foi vista sendo rejeitada pelas malvadas bruxas de seu coven (incluindo sua própria mãe). Ela ficou impressionada com as habilidades mágicas de Wanda e resolveu se infiltrar naquela realidade para descobrir como a Feiticeira Escarlate fez aquilo tudo. Para sua surpresa, a própria Wanda não sabia como tinha feito aquilo tudo. Foi quando Agnes utilizando de suas habilidades de feitiçaria foi com Wanda revisitar alguns pontos importantes de sua vida que poderiam ter levado ela a conseguir ter tais habilidades a ponto de construir uma realidade inteira. 

Conforme mencionado acima, muito disso é baseado no trauma de Wanda; neste episódio ela descobre isso enquanto faz uma pequena viagem (inicialmente forçada) pelo seu passado, revivendo alguns eventos de trauma e pontos importantes de sua vida, que a levaram até ali. Agnes está observando tudo e no final do episódio Agnes diz para Wanda que o que ela está fazendo é magia do caos, o que a torna a Feiticeira Escarlate.

O final se concentrou em Wanda e no fim dessa fase de sua jornada, com a mensagem de que às vezes, você tem que passar pelo que precisa passar para chegar aonde precisa. Por pior que tenham sido, essas coisas acontecem e tornaram Wanda em quem ela é; no final a magia humana da aceitação é a coisa que a leva para frente, mesmo que partindo seu coração. Wanda não gosta de sua situação, mas finalmente aceita. Ela faz isso no meio de uma série de batalhas mágicas com Agatha Harkness

“Você sabia que há um capítulo inteiro dedicado a você no Darkhold?” Agatha pergunta para Wanda, referindo-se a um livro problemático visto na quarta temporada de “Agents of SHIELD”, de acordo com o SYFY WIRE. “Seu poder excede o Feiticeiro Supremo. É o seu destino destruir o mundo”.

Wanda não quer que isso seja seu legado; e quando Agatha liberta os habitantes de Westview de seu encantamento para viverem na realidade distorcida, todos eles imploram a Wanda para libertá-los ou matá-los. Todos eles estão sofrendo por causa do que Wanda fez, e essa é a última coisa que ela queria ter feito. Wanda parece entender que precisa desistir disso, e isso significa desistir de seu mundo de sitcom e, assim, se perder sua família. Se Westview for, então Visão e seus filhos Billy e Tommy também irão. 

Isso tudo, também é uma história que se repete para Agatha, que, olhando para os agentes, diz para Wanda que sempre haverá “tochas e forcados” para mulheres como elas. Porém as duas não se unem, ao invés disso, a batalha continua. Em certo ponto, Agatha leva Wanda para uma visão da época em que seu clã tentou queimá-la na fogueira. Wanda se liberta, e depois de muitas batalhas, parece que Wanda perdeu – mas não!

“Obrigada pela lição, mas não preciso que você me diga quem eu sou”, diz ela para Agatha. Wanda rejeitou o acordo, o que de qualquer maneira era uma mentira. Ela decide libertar Westview e deixar Visão ir. Ela decide assumir as consequências do que aconteceu com ela e ser seja lá o que ela for agora. Após uma explosão de magia, seu visual se transforma em uma nova versão do visual clássico de quadrinhos de Wanda. Ela tem o capacete vermelho e tudo. Wanda realmente se tornou na Feiticeira Escarlate. 

Esperançosamente, Agatha também será vista novamente, pois uma vez que ela é derrotada, Wanda a transforma em alguma forma de Agnes que aparentemente não tem total consciência de quem ela é. Enquanto a realidade de sitcom se fecha e Westview retorna ao normal, Jimmy Woo pede ajuda, e Darcy diz a Hayward para “se divertir na prisão”.

Resta Wanda se despedir de sua família, ao mesmo tempo em que seu mundo desaparece do lado de fora da janela de Billy e Tommy. “Obrigada por me escolherem para ser sua mãe”, diz ela. Quanto a esta versão do Visão, ele não sabe o que virá a seguir. “Já dissemos adeus antes”, ele diz a Wanda, “então é lógico”… “que vamos dizer olá de novo”, ela termina.

Wanda não entende seu poder, mas logo entenderá. Com seu novo visual, ela começa uma jornada de auto-aprendizado em cenas pós-créditos. Localizada agora em uma cabana remota, ela faz um chá e em outra sala, uma versão diferente dela lê o livro de Agatha Harkness. Então, agora é cuidado Doutor Estranho, por que Wanda está chegando. Literalmente, pois ela estará em “Doutor Estranho 2”, que estreia em 2022.

Compartilhe
Sair da versão mobile