Carros autÎnomos recebem luz verde para viagens pagas na Califórnia

Por Redação Categoria Nerd
4 Min Read

Um dos grandes objetivos dos carros autônomos é usá-los como taxis sem motoristas, e empresas como Uber e Lyft pensam nisso como parte importante de suas estratégias futuras. Mas isso está ficando um pouco mais perto de acontecer, pelo menos na Califórnia, onde foi aprovado que as empresas cobrem tarifas por viagens autônomas.

Conforme relata o The Verge, na última semana a Comissão de Serviços Públicos da Califórnia (CPUC) aprovou dois novos programas de implantação de veículos autônomos (com e sem motoristas) que permitem que as empresas ofereçam “serviço de passageiros, viagens compartilhadas e aceitem compensação monetária pelas viagens em veículos autônomos”.

A Califórnia há tempo tem sido um marco zero para testes de carros autônomos nos EUA, mas o estado nunca tinha permitido que as empresas usassem seus serviços para gerar retorno financeiro. O estado, que é o lar da maioria dos projetos de carros autônomos, também tem algumas das regras mais rigorosas de todo o país norte-americano.

Especificamente, o estado exige que as empresas obtenham uma licença para diferentes tipos de testes, divulguem acidentes de veículos, listem o número de quilômetros percorridos e a frequência com que os motoristas de segurança são forçados a assumir o controle de seus veículos.

Sem surpresa, as empresas de robôs-taxis em sua maioria não são grandes fãs dos requisitos da Califórnia, mas considerando que o estado é o lar da grande maioria dos engenheiros e programadores que trabalham nos projetos de veículos autônomos, eles têm pouca escolha a não ser aceitar os termos.

Atualmente, 60 empresas têm uma licença ativa para testar veículos autônomos com um motorista de segurança na Califórnia, e cinco dessas (Waymo, Cruzeiro, Nuro , Zoox e AutoX), tem uma licença adicional que lhes permite testar veículos sem um condutor ou motoristas de segurança das pessoas ao volante em estradas públicas.

Todas as empresas que desejem lançar serviços de carros autônomos deverão enviar relatórios trimestrais ao CPUC com “informações agregadas e anônimas sobre os locais de coleta e entrega para viagens individuais; a disponibilidade e o volume de passeios acessíveis a cadeiras de rodas; os níveis de serviço para comunidades desfavorecidas; o tipo de combustível utilizado pelos veículos e carregamento elétrico; as milhas percorridas pelo veículo e as milhas percorridas pelo passageiro; e engajamento com defensores da acessibilidade e comunidades desfavorecidas”, afirma a comissão.

Por enquanto, a grande maioria dos veículos autônomos na estrada estão realizando entregas ou operando apenas em capacidade de teste, mas ainda sim existe alguns locais nos EUA com serviços pagos de táxis autônomos.

Waymo, a divisão autônoma da Alphabet, opera a Waymo One em Phoenix, Arizona, onde faz cerca de 1.000 a 2.000 viagens por semana. Três outras empresas, Lyft, Aptiv e Motional, completaram cerca de 100.000 viagens em Las Vegas nos últimos anos, e alguns outros casos similares.

Annabel Chang, uma executiva da Waymo, saudou a decisão como um passo crucial para colocar mais veículos autônomos nas estradas. “Esta ação da agência tão esperada permitirá que a Waymo leve nosso serviço de carona totalmente autônomo Waymo One para nosso estado natal ao longo do tempo”, disse ela em um comunicado. “A decisão do CPUC chega em um momento importante, pois trazemos mais de nossa tecnologia mais recente para San Francisco e esperamos colocar nosso motorista Waymo para uso em serviço para os californianos”.

Compartilhe
Sair da versão mobile