A sequência de “Batman” – anteriormente intitulada “Batman: Parte II” – foi adiada mais uma vez: o filme agora está agendado para estrear em 1° de outubro de 2027 nos cinemas. De acordo com o Hollywood Reporter, o longa deve iniciar as filmagens no terceiro trimestre de 2025.
Desde que foi anunciado em 2022, a sequência de “Batman” já teve várias datas de estreia definidas. Com o último atraso, haverá uma lacuna de cinco anos e meio entre o primeiro e o segundo filme. (A sequência chegará três anos após a estreia do spin-off “Pinguim”, cujo a segunda temporada já está em desenvolvimento e é possível que seja lançada antes de “Batman 2”).
A franquia nasceu em 2022 com o lançamento de “Batman”, que apresentou a visão de Matt Reeves do Cavaleiro das Trevas, interpretado por Robert Pattinson. O longa gerou um universo próprio, que agora inclui a série spin-off “Pinguim” e a sequência de longa gestação.
Roteiro de “Batman 2” não está concluído

Dois anos após o anúncio da sequência, o roteiro de “Batman 2” não está concluído. Reeves admitiu em conversa na Variety com Zöe Kravitz (que interpreta a Mulher Gato) que o script está avançando de forma “lenta” enquanto procura o melhor caminho para a história.
Falando sobre a lentidão, Reeves detalhou seu processo criativo: “É maravilhoso, exceto pela velocidade de fazer algo”, explicou o diretor à Kravitz. “A questão é que, para mim, sinto que não é uma escolha. Sempre sinto que nunca faria do jeito que estou fazendo, exceto que essa é a única maneira que sei fazer.”
Falando após o anúncio do atraso do filme para 2027, o co-CEO da DC Studios, James Gunn, disse: “Matt está comprometido em fazer o melhor filme que puder, e ninguém pode adivinhar exatamente quanto tempo um roteiro levará para ser escrito. Uma vez que há um roteiro finalizado, há cerca de dois anos para pré-produção, filmagem e pós-produção em grandes filmes.”
Em entrevista anterior à Variety, Gunn afirmou que não há cronograma definido para os lançamentos dos filmes da DC Studios e que tudo será baseado na qualidade dos roteiros. Ele disse que nenhum filme será feito até que a história esteja 100% satisfatória.
CEO da DC Studios defende atraso de “Batman”


Enquanto fãs compartilharam sua decepção por mais um longo atraso da sequência de “Batman”, o co-CEO da DC Studios, James Gunn, tentou amenizar a lacuna de cinco anos e meio entre o primeiro e o segundo filme, dizendo que grandes lacunas entre filmes seriam “bastante comuns”.
“Para ser justo, um intervalo de 5 anos ou mais é bastante comum em sequências”, escreveu Gunn no Threads antes de citar exemplos das franquias Alien, Os Incríveis, Exterminador do Futuro, Avatar, Top Gun e Guardiões da Galáxia. A alegação é parcialmente verdade, porque muitos destes filmes não tiveram uma sequência anunciada no mesmo ano da estreia do original.
Filme do Batman do DCU foi adiado no mesmo dia que “Batman 2” foi jogado para 2027


O Batman interpretado por Robert Pattinson faz parte de um universo próprio criado por Matt Reeves, paralelo ao Universo DC (DCU) principal, no chamado DC Elseworlds (Outros Mundos, em tradução livre). Enquanto o DCU tem planos de ter seu próprio Batman com um filme – intitulado “The Brave and The Bold” – já em andamento desde o início do DCU.
A notícia do adiamento de “Batman 2” para 2027 veio no mesmo dia em que o diretor de “The Brave and The Bold”, Andy Muschietti, revelou que o filme do Batman no Universo DC (DCU) também foi adiado. “O projeto Batman [do DCU, ‘The Brave and The Bold’] foi adiado um pouco, então eu poderia fazer outro filme antes disso”, disse ele ao podcast California Secreta.
Embora o atraso dos dois filmes de Batmans diferentes não signifique que o estúdio esteja querendo unificar as histórias para o DCU, essa coincidência alimentou rumores de que a versão de Robert Pattinson do Cavaleiro das Trevas possa ser integrada ao DCU e por isso “The Brave and The Bold” teria sido adiado. Soma-se à isto o fato do filme ter tido o título de “Batman: Parte II” removido para um indefinido e o filme do Cara-de-Barro do DCU, que é produzido por Reeves, estar programado para estrear em setembro de 2026 (uma data que era muito próxima do então “Batman: Parte II”).
O atraso de “Batman 2”, no entanto, não significa que Pattinson será o Batman do DCU. Um relatório do ComicBookMovie cita um insider que diz que “ainda não há planos para fazer de Pattinson o Batman do DCU”, embora alguns rumores digam que Gunn quer Pattinson no DCU, mas Reeves está “resistente” à ideia.
Para todos os efeitos, Gunn parecia estar comprometido com as histórias da DC Elseworlds quando falou sobre a possibilidade de integrar o Batman de Matt Reeves ao novo DCU. “Eu contemplei sim [a possibilidade]. Contemplo tudo e falo de tudo. Estou comprometido em contar histórias no DCU e contar histórias da Elseworlds. Queremos ser capazes de contar uma história onde o Superman é muito diferente ou contar uma história do Sol Vermelho ou qualquer outra coisa. Queremos ser capazes de jogar com esses personagens de maneiras diferentes”, disse ele.
Filme estrelado por Tom Cruise ocupará data de estreia de “Batman 2”
Ocupando a data de estreia anterior de “Batman 2” em 2 de outubro de 2026 está o filme sem título de Alejandro González Iñárritu (diretor de “Birdman” e “O Regresso”) estrelado por Tom Cruise. No thriller, Cruise interpreta o homem que quer provar que é o salvador da humanidade antes que um desastre que ele mesmo desencadeou destrua tudo.