“Alien: Romulus” tem melhor nota desde “Aliens” e recebe certificado ‘Fresh’ no RT

O consenso da crítica diz que "Alien: Romulus" honra seus antecessores e "injeta um pouco de sangue ácido fresco em uma das grandes franquias de terror do cinema."

Por Redação Categoria Nerd
5 Min Read
Resumo
  • "Alien: Romulus" registra 82% de aprovação da crítica com base em 175 avaliações contabilizadas no RT; a nota do público é ainda melhor, com o filme marcando 89% de aprovação.
  • Essa é a melhor pontuação para um filme da franquia desde "Aliens" de 1979; "Romulus", inclusive, já foi certificado como "Fresh" pelo RT.
  • O consenso da crítica diz que "Alien: Romulus" honra seus antecessores e "injeta um pouco de sangue ácido fresco em uma das grandes franquias de terror do cinema."

As primeiras impressões de “Alien: Romulus” já chegaram, com as análises da crítica e do público colocando o novo filme com a melhor nota da franquia desde “Aliens”.

“Alien: Romulus” registra 82% de aprovação da crítica com base em 175 avaliações contabilizadas no Rotten Tomatoes (RT) até o momento. A nota do público é ainda melhor, marcando 89% de aprovação. O longa, inclusive, já recebeu o cerificado de qualidade “Fresh” (fresco) do RT.

Para efeitos comparativos, o primeiro “Alien”, dirigido por Ridley Scott, de 1979 possui 93% de aprovação no agregador de críticas. Já a sequência de James Cameron, “Aliens”, tem uma pontuação de 94%.

Veja a tabela completa com as notas da crítica e do público dos filmes da franquia Alien no RT:

AnoTítuloNota da críticaNota do público
1979Alien93%94%
1986Aliens94%94%
1992Alien 345%46%
1997Alien: A Ressurreição56%39%
2004Alien vs. Predador22%39%
2007Alien vs. Predador 212%30%
2012Prometheus73%68%
2017Alien: Covenant65%55%
2024Alien: Romulus82%89%
Notas da crítica e do público no Rotten Tomatoes (RT) para os filmes da franquia Alien.

Descrito como uma “viagem de terror intensa e arrepiante”, o novo filme se passa em uma estação espacial abandonada e promete reviver a atmosfera assustadora de terror cósmico pelo qual a franquia de ficção científica é conhecida. O diretor Fede Álvarez disse que buscou combinar elementos dos filmes “Alien” e “Aliens” em “Romulus”.

De acordo com a sinopse oficial, a trama se concentrará nesse “grupo de jovens colonizadores espaciais que, ao vasculharem as profundezas de uma estação espacial abandonada, se deparam com a forma de vida mais aterrorizante do universo”.

O que diz a crítica sobre “Alien: Romulus”?

Pôster de “Alien: Romulus”. Foto: Cortesia 20th Century Studios

O consenso da crítica sobre “Alien: Romulus” é este: “Honrando seus antecessores de pesadelo e ao mesmo tempo repleto de novos sustos, Romulus injeta um pouco de sangue ácido fresco em uma das grandes franquias de terror do cinema.”

Mesmo com algumas críticas negativas, que apontam certa falta de originalidade, a grande maioria das avaliações elogia “Alien: Romulus” como uma valiosa adição ao cânone da franquia, capaz de homenagear os clássicos anteriores e, ao mesmo tempo, trazer novos sustos e uma visão distinta para os fãs.

As críticas positivas de “Alien: Romulus”

No lado das avaliações positivas, o The New York Times descreve “Alien: Romulus” como um “preenchimento perfeitamente adequado” dentro da longa e histórica franquia. O Chicago Sun-Times elogia o longa por ter “uma visão do futuro retrô e meio anos 80, que parece autêntica para a linha do tempo”.

O Toronto Star vê o filme como uma adição valiosa ao cânone dos xenomorfos, especialmente se considerado mais como uma história independente com um elenco mais jovem, em vez de uma sequência ou pré-sequência direta. O NY Post, por sua vez, pontua que o filme “pega emprestado a estética de computador surrado do filme de 79, mas aumenta a aposta com uma grandiosidade assustadora.”

As críticas negativas de “Alien: Romulus”

Já nas avaliações negativas, a Bloomberg News critica o filme por apresentar uma “visão não intencional e assustadora do futuro” que se afasta do tradicional terror da franquia. O The Guardian elogia o trabalho técnico do filme, mas diz que “não importa quão engenhosas sejam suas referências ao primeiro filme, é preciso dizer que há uma falta fundamental de originalidade aqui, o que o torna frustrante.”

A Rolling Stone Internacional compara o filme a uma atração de parque temático, ressaltando que, apesar de sua homenagem respeitosa à franquia “Alien”, não tem muito o que oferecer. Já o The Wall Street Journal vê o filme como voltado para fãs dedicados da série, mas pouco assustador para novos espectadores: “É improvável que assuste alguém, exceto aqueles que são novos no truque de ‘Alien’. No espaço, ao que parece, ninguém consegue ouvir você bocejar.”

Compartilhe