“…E o Vento Levou” volta ao HBO Max com uma nova introdução em vídeo

Redação Categoria Nerd
3 Min Read

Depois de ser removido do catálogo do HBO Max por conteúdo racista, “…E o Vento Levou” voltou a ficar disponível na plataforma, só que com uma introdução em vídeo totalmente nova.

Com quase quatro horas de duração, o filme de 1939 foi um sucesso em sua época de lançamento, é um considerado um exemplo de um filme ultrapassado. Basicamente romantiza a escravidão e retratando negros com esteriótipos.

Vivien Leigh e Hattie McDaniel em “…E o Vento Levou”, da MGM. Foto/IMDb

“‘…E o Vento Levou’ é um produto de seu tempo e descreve alguns dos preconceitos étnicos e raciais que, infelizmente, têm sido comuns na sociedade americana”, afirmou a empresa quando o filme foi removido temporariamente do catálogo.

Apesar de todos os elogios que muitas vezes são dados a este filme, ele provou ser no mínimo controverso. “…E o Vento Levou” ocorre durante e após a Guerra Civil dos EUA e centra-se em Scarlett O’Hara, que vive no sul do país. Ela é filha de um dono de uma plantação, o que significa que há escravos trabalhando ao seu redor. Em vez de descrever as realidades da escravidão, e seus horrores, o filme pinta-a sob uma luz estranhamente favorável.

Muitos criticaram isso ao longo dos anos e em frente aos recentes protestos contra o racismo sistemático e da pressão por maior inclusão em Hollywood, a HBO Max removeu o filme de sua biblioteca de conteúdo no início de junho. O plano sempre foi trazer o filme de volta, mas de forma responsável, incluindo uma explicação e uma denúncia dessas representações.

“Essas representações racistas estavam erradas na época e estão erradas hoje, e sentimos que manter esse título sem uma explicação e uma denúncia dessas representações seria irresponsável”, observa o comunicado da empresa.

Um vídeo introdutório de apenas quatro minutos, apresentado pela especialista em filmes, Jacqueline Stewart, é exibido antes do início do filme e explora “por que esse drama de 1939 deve ser visto em sua forma original, contextualizada e discutida”, que tenta justificar: “Observar ‘…E o Vento Levou’ pode ser desconfortável, até doloroso. Ainda assim, é importante que os filmes clássicos de Hollywood estejam disponíveis para nós em sua forma original para visualização e discussão”.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *